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Uma rápida visão sobre treino de antebraços

Um treino de antebraços é importante para hipertrofia como um todo? Saiba já neste artigo!

treino antibraço

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Os antebraços são constituídos por músculos extremamente importantes para a funcionalidade dos braços e por ossos com função tão importante quanto.

treino antibraço

Porém, como não é possível treinar ossos, vamos dar um enfoque maior aos músculos.

Essa parte do copo é responsável por manter e por abranger os músculos flexores e extensores do corpo. Além disso, é responsável por ajudar nos movimentos de supinação e pronação que são indispensáveis não só para a musculação, mas para qualquer atividade do dia-a-dia.

Mas além de toda a funcionalidade, os antebraços ainda conferem um aspecto estético belo aos braços como um todo. É, por exemplo, muito estranho e feio braços (refiro-me a bíceps e tríceps) enormes sem um bom acompanhamento do braquioradial e dos outros músculos como os pronadores do antebraço proporcionalmente grandes.

E é justamente na hora de treinar esses grupamentos, que muitos possuem dúvidas. Aliás, alguns possuem dúvidas não só quanto aos métodos de treinamento, mas quanto a possível ineficácia de treinos específicos para os antebraços.

É óbvio que os antebraços são muito melhor trabalhados através de outros exercícios como roscas direta, martelo ou alternada. Até mesmo o banco Scott faz um bom trabalho para os antebraços. E é óbvio que grande parte da hipertrofia adquirida nessa região é resultado desse tipo de trabalho mais composto ou em que os antebraços são apenas músculos sinergistas.

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Algumas pessoas, inclusive, costumam acreditar que não há necessidade de trabalhos específicos, uma vez que o recrutamento torna-se mais eficaz aos tendões e alguns outros ligamentos. E, devo dizer que concordo com isto.

Para hipertrofia em si, é muito mais conveniente que roscas sejam realizadas de maneira muito mais pesada e com isso, já trabalha-se suficientemente os antebraços. Todavia, muitas dessas roscas voltadas para hipertrofia não atingem alguns ligamentos e tendões que podem e devem ser fortalecidos com exercícios específicos como flexão do punho. Acima de hipertrofia, devemos lembrar que sem ligamentos fortes é muito mais fácil ter uma lesão ou ter o desempenho nos exercícios grandes prejudicados.

treinando antibraço

Por fim, é importante lembrar que a parte do dorso do antebraço é muito menos requisitada em questão de hipertrofia (salvo sob pegadas para encolhimentos, por exemplo) do que a parte anterior. Neste caso, é válido que se realize um exercício para tal, como rosca inversa, ou até mesmo a rosca martelo que já enfatiza muito bem o braquiorradial.

Conclusão:

Os treinos de antebraços contribuem muito mais para fortalecimento de ligamentos do que para qualquer tipo de hipertrofia. Porém, esse tipo de treinamento não deve ser negligenciado na medida em que o corpo necessita de exercícios auxiliares, isolados e que fazem este tipo de trabalho, especificamente.

Bons treinos!

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Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

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2 Comentários


  • leonardo disse:

    Gostaria de tirar uma duvida, os músculos do antebraço, assim como as panturrilhas, devem ser treinar com elevadas repetições, exemplo como séries até a falha? ou como os trapézio que eu acredito que devem ter menos repetições porem com cargas extremamente altas?

    ——

    Depende d treino como um todo, da sinergia do mesmo, do tempo de recuperação, do objetivo e, claro, da individualidade biológica. Em suma, não há regra.

  • Rogelio Raimundo Dosouto disse:

    Marcelo

    Gostaria sua opiniao e sugestao sobre meu treinamento de braços.
    Treino de braços ( segunda feira ) :
    1-Rosca direta ( barra plana ) 1.1 8 R x 33 Kg
    1.2 – 8 R x 34 Kg , 1.3 8 R x 35 Kg , 1.4 1R com carga maxima 41,4 Kg , 1.5 1R x 43 Kg

    2-Triceps testa 2.1 8Rx 23 Kg , 2.2 8R x 23Kg, 2.3 8Rx 23 Kg

    3-Biceps scott 3.1 8Rx 32 Kg, 3.2 8Rx 34 Kg, 3.3 8Rx 35 kg, 3.4 1R x 44 Kg

    4-Triceps scott 4.1 8Rx 44kg, 4.2 8Rx 44 Kg, 4.3 8Rx 44 Kg, 4.4 1Rx 52 Kg, 4.5 1R x 54 Kg

    5- Rosca ante braço ( ou flexao de punho)
    5.1 15 Rx 30 Kg, 5.2 12 R x 37Kg, 5.3 8Rx 42 Kg

    6-Rosca inversa de ante braço (flexao inversa punho ) 3 series x 12 R x 13 Kg

    TERCA FEIRA ( peitoral, deltoide, trapezio +dorsais costas)

    Quarta feira ( PERNAS+ Abdnominais )

    QUINTA FEIRA (repetição da segunda BRAÇO)

    SEXTA FEIRA (repeticao da TERÇA FEIRA )

    SABADO ( PERNAS + abdnominais, repetiçao

    Marcelo, aguardo seu comentario, esta muito errado ?
    ROGELIO

    Sim. Totalmente errado! Além do treino estar muito volumoso, você está treinando braços DSDN, o que implica necessariamente em overtraining.
    Braços são facilmente levados ao OT, logo, treiná-los 1X na semana é mais do que suficiente.

    M.Sendon
    @marcelosendon

    1. leonardo disse:

      Gostaria de tirar uma duvida, os músculos do antebraço, assim como as panturrilhas, devem ser treinar com elevadas repetições, exemplo como séries até a falha? ou como os trapézio que eu acredito que devem ter menos repetições porem com cargas extremamente altas?

      ——

      Depende d treino como um todo, da sinergia do mesmo, do tempo de recuperação, do objetivo e, claro, da individualidade biológica. Em suma, não há regra.

    2. Rogelio Raimundo Dosouto disse:

      Marcelo

      Gostaria sua opiniao e sugestao sobre meu treinamento de braços.
      Treino de braços ( segunda feira ) :
      1-Rosca direta ( barra plana ) 1.1 8 R x 33 Kg
      1.2 – 8 R x 34 Kg , 1.3 8 R x 35 Kg , 1.4 1R com carga maxima 41,4 Kg , 1.5 1R x 43 Kg

      2-Triceps testa 2.1 8Rx 23 Kg , 2.2 8R x 23Kg, 2.3 8Rx 23 Kg

      3-Biceps scott 3.1 8Rx 32 Kg, 3.2 8Rx 34 Kg, 3.3 8Rx 35 kg, 3.4 1R x 44 Kg

      4-Triceps scott 4.1 8Rx 44kg, 4.2 8Rx 44 Kg, 4.3 8Rx 44 Kg, 4.4 1Rx 52 Kg, 4.5 1R x 54 Kg

      5- Rosca ante braço ( ou flexao de punho)
      5.1 15 Rx 30 Kg, 5.2 12 R x 37Kg, 5.3 8Rx 42 Kg

      6-Rosca inversa de ante braço (flexao inversa punho ) 3 series x 12 R x 13 Kg

      TERCA FEIRA ( peitoral, deltoide, trapezio +dorsais costas)

      Quarta feira ( PERNAS+ Abdnominais )

      QUINTA FEIRA (repetição da segunda BRAÇO)

      SEXTA FEIRA (repeticao da TERÇA FEIRA )

      SABADO ( PERNAS + abdnominais, repetiçao

      Marcelo, aguardo seu comentario, esta muito errado ?
      ROGELIO

      Sim. Totalmente errado! Além do treino estar muito volumoso, você está treinando braços DSDN, o que implica necessariamente em overtraining.
      Braços são facilmente levados ao OT, logo, treiná-los 1X na semana é mais do que suficiente.

      M.Sendon
      @marcelosendon

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