Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X

L-Carnitina: O que é, Como Tomar, Ajuda Emagrecer, Benefícios

Conheça mais profundamente a L-Carnitina, um suplemento que pode te ajudar a obter melhores resultados na musculação e um corpo estético ainda mais belo!

suplemento-de-l-carnina

>>> Leia este artigo no site original.

Guia completo sobre L-Carnitina

A L-Carnitina, também conhecida como vitamina B11 (apesar do nome ser pouco utilizado), tem sido um aminoácido utilizado no meio esportivo, especialmente com a finalidade de auxiliar na redução da gordura corpórea. Apesar de não ser um suplemento termogênico ou mesmo queimador de gorduras, ele se mostra eficiente em alguns casos a fim deste objetivo ser alcançado.

Porém, que tal conhecermos um pouco mais sobre a carnitina, sobre o que ela pode fazer por você, saber se ela possui efeitos colaterais e quais são as melhores formas de uso? Se você quer saber como este suplemento pode ser colocado em sua rotina, a fim de fazê-lo obter ainda mais resultados positivo, então, recomendo que prossiga no artigo.

APRENDA: Como Economizar no Nutricionista e no Personal Trainer e ainda obter Resultados FANTÁSTICOS!

DESCUBRA: 04 Erros Que te Impedem de Alcançar a Hipertrofia Muscular e Saiba como Eliminá-los!

DESCUBRA: Como ter o Corpo dos seus Sonhos e Atrair Olhares por onde Passar em até 12 Semanas!

CONHEÇA: Os 10 Passos Necessários para Ter uma Dieta e um Treino com Foco em Suas Necessidades e Individualidades!

O que é a L-Carnitina?

Também conhecida como vitamina B11, a L-Carnitina é um aminoácido sintetizado especialmente pelo fígado, pelos rins e pelo tecido cerebral (e sintetizada a partir da lisina e da metionina e tendo como co-fator de produção a piridoxina, a vitamina B3 e o ácido ascórbico) e está intimamente envolvida com a produção de energia pelo corpo através da solicitação de ácidos graxos armazenados no corpo (gordura corpórea), fazendo então, com que isso explique seu uso em momentos de busca de definição corpórea e de redução de gordura corpórea.

Como a L-Carnitina funciona?

Estão envolvidos muitos processos metabólicos os quais não nos convém detalhar neste momento, entretanto, devemos entender como são os princípios de ação da L-Carnitina no corpo, isso é essencial para explicar sua importância na redução de gordura corpórea.

Imagine que, dentro do seu panículo adiposo (tecido adiposo), existam moléculas as quais estão ligadas adequadamente entre si, formando então as gorduras ali presentes. A maioria dessas moléculas é formada por uma molécula menor de glicerol que possui uma cadeia de ácidos graxos longa junto a si. Através de estímulos de hormônios lipolíticos, como a adrenalina ou mesmo a noradrenalina, além de outros compostos, é estimulado com que essas moléculas de lipídios sejam quebradas a fim de fazer com que os ácidos graxos liberados sejam convertidos em forma de energia, pelas células especialmente musculares.

Infográfico como Funciona a L-Carnitina

Quando os ácidos graxos são soltos da molécula de glicerol e caem na corrente sanguínea, eles são levados até às células para que eles possam entrar na mesma, precisa se ligar a uma molécula de Acetil-CoA, sendo que, este será ligado com a L-Carnitina através da Carnitina Palmitol Transferase I que é uma enzima.

Este processo permite com que o ácido graxo chegue até a matriz mitocondrial. Então, após estar dentro da matriz mitocondrial, o ácido graxo precisa ser liberado para que sofra a chamada Beta-Oxidação e possa fornecer substratos para que seja gerada energia para a célula. Para que ele seja liberado, uma enzima é responsável por permitir isso, que é a Carnitina Palmitol Transferase II, a qual fará com que a carnitina também seja liberada e possa continuar exercendo suas funções adequadamente.

Justamente por possibilitar que os ácidos graxos sejam usados como energia pelo corpo é que déficits de L-Carnitina podem reduzir a perda de gordura, enquanto, a suplementação com a carnitina pode incrementar este processo.

A L-Carnitina possui outros benefícios?

Alguns estudos mostram que a L-Carnitina também pode trazer alguns benefícios como a redução de até 50% das concentrações de ácido lático no corpo, promovendo melhor recuperação. Ainda, ela promove o aumento nos níveis de HDL e melhora os níveis circulatórios da testosterona, fazendo com que haja melhor capacidade de aumentar ou manter a massa muscular, especialmente em períodos de cutting onde restrição energética é maior.

Outros estudos ainda, mostram que a L-Carnitina pode ser usada na redução dos níveis de estresse promovido pela prática de exercícios intensos, promovendo então uma melhor recuperação e um rendimento mais progressivo frente aos processos adaptativos que ocorrerão no corpo.

Ela também trás melhorias no controle dos níveis de glicose no sangue (especialmente por fazer com que maiores quantidades de ácidos graxos sejam usados como energia, em substituição dos carboidratos), melhora a saúde do cérebro, trazendo melhor concentração e foco, previne a perda óssea e melhora o sistema imunológico.

Outros benefícios podem ser citados como:

A falta de L-Carnitina não prejudicará somente a performance física, a recuperação pós-treino e a queima de gordura, mas fará com que você tenha maior propensão ao desenvolvimento de Hepatites, que são doenças em diferentes graus e tipos ocorrentes no tecido hepático.

Qual a melhor forma de consumir a L-Carnitina?

Muito se fala sobre a eficiência do uso da L-Carnitina quando suplementada e temos de considerar alguns pontos importantes:

O primeiro deles é que, a melhor fonte de L-Carnitina NÃO advém da suplementação, mas de fontes dietéticas, incluindo algumas delas como fungos, nozes, o trigo e o arroz. Esta Carnitina obtida através da dieta, tem índices de absorção de cerca de 54 a 87% no corpo.

Porém, quando suplementada (seja em cápsulas, pó ou em versões líquidas), doses usuais de Carnitina giram em torno de 1000-1500mg (1g a 1,5g) de duas a três vezes ao dia (normalmente na primeira refeição, antes e depois do treino), sendo que, esta suplementação possui índices de absorção de apenas 14 a 18%, demonstrando que, mesmo que você decida pela suplementação do aminoácido, não terá bons efeitos caso não esteja com práticas nutricionais adequadas e que possam ser capazes de atender suas necessidades individuais.

Suplemento de L-Carnitina

L-Carnitina Emagrece?

Bom, pudemos entender que o principio da L-Carnitina para os praticantes de atividades física é quebrar as gorduras e transformar o ácido graxo em energia. E isso, por si só, já ajuda no emagrecimento.

Porém a L-Carnitina, de maneira tímida, também pode ajudar, e influenciar, no controle do apetite e na diminuição da fadiga. E com isso, ela pode influenciar que você consuma menos calorias, o que irá favorecer em sua dieta para emagrecimento.

Diferença de L-Carnitina e Acetil L-Carnitina

Hoje no mercado de suplementação você pode encontrar dois tipos de carnitina, a L-Carnitina, que é o suplemento que estamos conversando nesse artigo e o acetil L-Carnitina (ou Acetyl L-Carnitine).

O acetil L-Carnitina possui a mesma composição da L-Canitina, porém a diferença é que o acetil é um versão mais processada, e por isso possui uma maior facilidade para ultrapassar a barreira hematoencefálica (barreira cerebral). O uso do acetil é mais indicado como estimulador neural, do que como estimulador de energia para exercícios físicos.

Qual a melhor marca e onde comprar a L-Carnitina?

Este é um suplemento liberado para consumo pela ANVISA, por tanto você não terá problemas para encontrá-lo em qualquer loja de suplementos da sua cidade, ou qualquer loja da internet. Inclusive, por ser um suplemento muito utilizado, algumas farmácia também o vendem.

Você encontrará a Canitina de diversas marcas, tanto as nacionais, como as importadas. Hoje em dia, quase toda a marca possui a sua fórmula de L-Carnitina.

Uma marca que nós do site Dicas de Musculação aprovamos e recomendamos é a New Nutrition. Conhecemos a marca e a fábrica e sabemos que eles possuem matéria prima de suplementos internacionais, mantendo um bom preço, que todos possam pagar e usufruir de suplementos de qualidade.

Vídeo sobre L-Carnitina

Bom, se você chegou até aqui e ainda não conseguiu entender como funciona, seus benefícios, modo de usar e tudo mais, ou prefere assistir a um vídeo explicativo do que ler um artigo em um site, segue abaixo um vídeo gravado sobre a L-Canitina. Confesso que não foi gravado por mim, e em breve irei fazer um vídeo sobre o suplemento, mas este vídeo abaixo está bem completo e complementa bem o que eu escrevi no artigo.

E ai, conseguiu aprender tudo o que precisava sobre este aminoácido?

A L-Carnitina possui efeitos colaterais?

Não existem sérios relatos de efeitos colaterais com as doses recomendadas do aminoácido. Entretanto, megadoses apresentaram maiores chances do desenvolvimento de problemas relacionados a arteriosclerose, pois, a canitina, quando em excesso, é convertida por bactérias intestinais em TMAO, que favorece o acúmulo de lipídios nos vasos sanguíneos. Porém tudo isso foi constatado em estudos mais isolados.

Conclusão:

A L-Carnitina é um aminoácido o qual pode auxiliar na perda de gordura corpórea, além de trazer uma melhora na massa muscular e também auxiliar na saúde.

Entretanto, suas doses precisam ser respeitadas sendo que ainda, deve-se considerar sempre uma boa dieta, capaz de otimizar o aproveitamento deste aminoácido, uma vez que, a canitina quando ingerida dos alimentos, possui maior biodisponibilidade no corpo humano.

Portanto, vale a pensa consultar bons profissionais para que possa ser prescrito o melhor uso para suas condições individuais.

Bons treinos!

>>> Leia este artigo no site original.

_
COMPRE DIRETO DA FABRICA!
Whey Protein 80% Concentrado
R$ 76,50
À vista (no boleto)
Produto Logo Growth Botão de Compra

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

61 Comentários


  • Maria José disse:

    Tomo l carnitine ha 15 dias e 2 vezes ao o dia depois do cafe da manhã e antes do treino ainda não vejo resultados malho todos os dias e faço caminhada gostaria de saber em quanto tempo vou ter resultados há sigo dieta com o nutricionista

  • Jessica disse:

    Gostaria de saber como tomar a L carnítine 3000 da gold conjugando com um pre treino visto q todos os dias eu malho as 4 horas da tarde

  • Janaína disse:

    Ola, posso tomar carnitina com o BCAA?

  • Rafael disse:

    Estou emandando processo de emagrecimento, já estou 2 meses treinando e perdi por volta de 8 kg, já tomo termogenico (therma pro hardware da integrAl medica) quero usar a l carnitina para tentar aumentar a perda de gordura, como devo tomar os dois juntos?

  • dani disse:

    posso tomar l’carnitina junto com oxandrolona?
    estou tomando 20mg de oxandrolona por dia.

  • Rafael Lacerda de Carvalho disse:

    Boa tarde, estou tomando termogenico no café da manhã e 15ml de L carnitina antes do almoço. Esta é a forma certa de suplementar e essa quantidade é eficaz? Grato

  • Queria saber se tem como usar a carnetina junto com o termogênico, e queria saber também se os dois tem á mesma função..Desde já agradeço o espaço….

  • POLIANA SANTOS disse:

    Ola, comecei a fazer academia a 1 mes e meio 4 x na semana, composta de musculação e 10 a 20 minutos de aerobicas. Comecei a tomar L Carnitine + cafeina 300 mg hoje. Tenho problemas de gorduras somente no abdomem, qual a melhor maneira de queimar essa gordura associada a este suplementos Aeróbico ou musculação? Faço dança 2x na semana.

    —–

    Se você já faz dança, a mesma já é um aeróbio. Logo foque na musculação e na dieta. Suplemento sozinho não faz milagre.

  • Nelson disse:

    Posso tomar lipo 6 black com l-carnitina 2200 ao mesmo tempo??? E como tomo???

    Sim. Modo de uso da L-carnitina: Carnitina ao acordar, antes e depois do treino e antes de dormir. Do Lipo 6, leia este artigo: https://dicasdemusculacao.com.br/lipo-6-black-um-potente-queimador-de-gorduras-termogenico/

  • Marcio disse:

    Olá, estou tomando 2 gramas de l-cartinina por dia, 1 grama antes do almoço e 1 grama antes do treino no final do dia. É melhor distribuir o consumo dela no dia ou consumir ela toda de uma só vez antes do treino?

    ——

    Carnitina ao acordar, antes e depois do treino e antes de dormir.

  • Thiago disse:

    Olá! Muito interessante a materia! fiquei com uma duvida no que se refere ao uso da carnitina em jejum. Depois de muito estudar as teorias e ver alguns relatos, resolvi testar o AEJ. Segundo as pesquisas, aminoacidos tais como os AAs podem servir como fontes repositoras de glicogenio, e por esse motivo, devem ser evitados antes do AEJ. Minha duvida é: No caso da carninita, ela tambem pode servir como repositora de glicogenio, sendo prejudicial à proposta do AEJ? ou pelo contrário, uma boa maneira de estimular ainda mais a queima de gordura durante o AEJ? um abraço!!

    —-

    Aeróbios em jejum não devem conter nada além de água. Aminoácidos podem ser glicogênicos.

  • Robson Henriqueto disse:

    Gostaria de saber se posso tomar o l-carnitina após o desjejum e depois ir treinar. Ou qual intervalo dou de um pra outro já que treino só pela manhã.

    —–

    Sim. Não ha regra. Pode ser imediatamente após ambos.

  • Wanderson disse:

    Qual a diferença de suplemento em capsula, liquido e em pó?

    —–

    A grosso modo nenhuma. Mas, quanto maior o contato enzimático, maior a velocidade de digestão e maior será o aproveitamento de tudo que for ingerido. Logo, pós e líquidos são mais facilmente digeridos e aproveitados do que cápsulas.

  • Carla disse:

    Posso tomar a carnetine junto com o termogênico 2hot da max titanium?

    —-

    Pode.

  • Raiane disse:

    Gostaria de saber se ha problema em tomar o l-carnitine 1 hr antes de malhar junto com o termogênico? Ou tomo um com 60 minutos e outro com 30 minutos antes? Meu l-carnitine é de 2000. Qntos tomo? E como?

    —–

    Não há problemas em tomar junto. A quantidade irá variar, de acordo com as necessidades de cada pessoa (que são individuais).

  • rodolpho novaes disse:

    Posso tomar a L-Carnitina junto com o pré-treino?

    Se houver necessidade nutricional/ergogênica, sem grandes problemas.

    M.sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  • Va disse:

    Boa tarde, gostaria de pedir uma pequena ajuda.
    Ja treino há alguns anos , e faço uma boa alimentação – dieta !
    Mas devido a vida antiga que levava fiquei com alguma gordura localizada na barriga , e gostaria mesmo de desfazer-me dela, perder gordura e secar..
    Disseram-me para juntar ao treino e dieta suplementação… deram-me duas dicas e gostava da vossa opinião antes de me meter nisso.

    1ª opção L-CARNITINA + CLA
    2ª opção L-CARNITINA + CLA + TERMOGENICO

    qual acham que devo optar ?
    e já agora qual destas marcas?
    https://www.prozis.com/pt/pt/xcore/xcore-xtreme-fat-burner
    https://www.prozis.com/pt/pt/goldnutrition/l-carnitine-3000-20-vials-mega-cla-120caps

    https://www.prozis.com/pt/pt/nutrex/lipo-6-black-120-caps

    ——

    Vai depender muito da dieta e como seu corpo vai responder a ela e aos suplementos. Porém a melhor suplementação seria a segunda opção, optando pelo Lipo 6 + L-Carnitina da Gold.

  • SANDRO disse:

    Comprei L-Carnitina 1400, posso tomar 30 minutos antes do treino junto com Sineflex capsula escura? Posso manter a rotina de tomar L Carnitina em Jejum (30ml) e mais 30 ml antes do treino?

    Sem grandes problemas.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  • janaina disse:

    Vi que são indicados duas colheres de sopa de L-Carnitina. Se eu tomar antes do treino uma, que hrs posso tomar a segunda colher de l-carnitina?

    Após o treino ou pela manhã.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  • Amanda disse:

    Estou tomando a L-Carnitina há dois meses, estou gostando do resultado, gostaria de saber por quanto tempo posso toma-la?

    Não há limite.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial

  • Thiago disse:

    Estou querendo tomar L-carnitine fire líquido e faço academia à noite. Que horas que devo tomar?

    Ela poderia ser usada ao acordar, antes e depois do treino e antes de dormir, por exemplo.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  • Roberta disse:

    Estou tomando espirolactona 100 mg e comecei tomar L-carnitina 2300. Esse medicamento junto com a carnitine tem algum problema?

    Nós não somos médicos, por isso não entendemos de todos os medicamentos que existem no mundo.. O ideal é perguntar ao médico que te receitou, pois ele irá conhecer todas as interações.

  • Juliana disse:

    Estou tomando 2 capsulas de L-carnitina de manha em jejum, e mais duas meia hora antes do treino junto com termogênico.. Queria saber se tem algum problema?

    Não.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial

  • Carollina Daibuche disse:

    Ola! Eu Estou tomando carnitina todo dia 2 capsulas e bcaa 2 capsulas no pós-treino 3 vezes na semana. Alem da dieta. Esta correto????

    Não esta errado.

  • Daniela Fraga disse:

    Eu posso tomar outros remédios junto com l-carnetina?



    Que tipo de de remédios? É ideal perguntar ao médico se a L-carnitina pode interferir com os remédios que você está usando.

  • ingrid gabriele disse:

    Eu posso tomar o L-CARNITINA ao acordar, e antes do treino (no caso 18:00 da tarde) eu posso tomar o LA & GUARANA, 2 capsulas antes do treino e 2 capsulas depois que voltar do treino, esta certo ou não?

    A grosso modo não há problemas.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  • Chuck disse:

    Estou tomando L-Carnitina liquida, tomo 8 horas da manhã em jejum quando acordo e malho as 7 horas da noite, está errado? Qual melhor forma?

    Não está errado. Você ainda pode adicionar mais uma porção ao meio do dia.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  • Olá gostaria de saber se posso tomar lipodrol com l-carnitina? Se posso tomar os dois juntos preciso perder 7 quilos.

    Não há interação negativa entre eles, podem ser usados juntos. Entretanto, o que definirá a perda ou não de gordura é a dieta.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  • João disse:

    Olá! bom dia!

    Estou ingerindo a L-Carnitina em jejum, logo após acordar, já tomo as 2gr recomendadas para o dia. Seria esse a forma mais eficaz de absorção pelo metabolismo?

    Não. O usual é em torno de 3g dividido em 3X ao dia.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  • Rafael disse:

    Quero saber se posso tomar l-carnitina junto com bcaa para dar uma definida no corpo? Sera q dar algum resultado?

    Poder, você pode, mas só te trarão resultados se estiverem dentro de uma estratégia correta. Usar por usar é perder dinheiro. Suplementos só auxiliarão caso haja necessidade. Para definição, dieta e treinamento corretos.

  • Aline Alves disse:

    Olá, posso tomar em jejum e treinar somente a tarde? Meu treino começa as 18hrs…

    O ideal é em jejum, antes e depois do treino.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  • Duda disse:

    Posso tomar a L-Canitine de Fire + thermo abdômen em jejum e uns 30 minutos após tomar café e ir malhar!?!?

    —-

    Siga as recomendações dos rótulos de cada produto.
    Quanto a carnitina, normalmente ingere-se de manhã, antes e depois do treino e talvez mais uma vez no decorrer do dia.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  • William disse:

    Não ha risco de um cortar o efeito do outro? Há alguma forma melhor de conciliar os dois juntos?

    ——

    Não há o risco, e a melhor forma é seguir a recomendação da nutricionista. O modo de uso não está errado.

  • William disse:

    Ola, minha nutricionista me passou uma carnitina manipulada, para tomar antes do treino. E estou com um termogênico lipo 6 black UC. gostaria de saber se tem problema tomar os 2 juntos, no caso lipo6 1 dose em jejum, e a outra junto com a carnitina antes do treino, por volta das 15-00.

    Segue a fórmula:

    Leucina 310mg
    Valina 250mg
    Isoleucina 250mg
    L lisina 100mg
    DL Metionina 200mg
    L Carnitina 160mg
    Vitamina B6 40mg
    Cromo Picolinato 100mcg
    Magnésio Quelato 30mg

    Não há problema.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  • Eu estou no segundo dia de L-carnitina, faço academia e estou fazendo dieta do que sempre depois do treino está me fazendo mal. Estou com coração acelerado, falta de ar, tremedeira e parece que vou desmaiar. Mandaram eu tomar quatro, devo parar ou diminuir a quantidade?

    Apesar de não ter relação, a dica é suspender o uso e buscar o médico. Provável que esses colaterais sejam pelo exercício.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  • vania disse:

    Oi. socorroooo.. Quero emagrecer e comprei L-Carnitina.. Malho todos os dias e comecei a pouco tempo, tenho hipotireoide, mas está normal. Vou começa a tomar amanhã. Queria associa com outro.. lipodrol ou oxi.. O q acha?

    Dos dois eu iria de Oxielite, porém sem analisar a dieta e todo o resto é impossível dizer se terá resultados ou não.

  • Antonio Filho disse:

    Ola boa noite, tenho uma duvida eu só malho no fim da tarde. Gostaria de saber qual a melhor forma de tomar a l-carnitina fire, logo pela manha ou antes da academia?

    Normalmente a L-Carnitina usa-se em jejum, antes e depois do treino. Alguns casos sugerem o uso entre refeições também.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  • Natalia Sillva disse:

    Tomo L-Carnitini Fire de 06:00 hs em jejum, e malho as 08:30 tem algum problema?

    Deve haver alimentação antes do treino.
    Quanto ao uso da Carnitina, dependerá das necessidades individuais.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  • evelyn disse:

    Posso tomar L-carnitina sem malhar, só fazendo uma dieta?

    Não existe necessidade, a não ser que seja para fins nutricionais. Se o objetivo for que a L-Carnitina otimize a perda de gordura, não terá nenhum efeito.

  • Lucirene disse:

    Gostaria de saber qual o melhor horário para tomar L-carnitina liquida para perda de gordura?

    3X ao dia, preferencialmente em refeições ricas em carboidratos.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  • Rafaela disse:

    Gostaria de saber se há diferença entre a L-carnitina e Oxyelite Pro e se posso utilizar os dois no meu dia-a-dia, juntamente com a dieta feita pela minha nutricionista.

    L-Carnitina é um aminoácido advindo da lisina, que auxilia no transporte de ácidos graxos livres para dentro do meio intracelular, bem como para o meio intramitocondrial. Já o Oxyelite Pro é um termogênico/queimador auxiliador na redução da gordura corpórea. A grosso modo, ambos são usados visando a mesma coisa, mas utilizam de mecanismos diferentes por completo.

    O consumo deve ser feito, caso orientado por seu profissional.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  • Bárbara disse:

    Olá, tenho uma dúvida. Tomo termogênico até acabar o frasco e paro por 1 a 2 meses para evitar que iniba os receptores e o corpo não se acostumar. Nesse tempo livre dos termogênicos gostaria de saber se paro também com a L-carnitina ou se posso tomá-la sem interromper? E por quanto tempo posso tomar a L-carnitina sem parar?

    Não há estudos que mostram necessidade na interrupção de uso dela.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  • Carlos disse:

    Estou tomando L-carnitina antes dos treinos e albumina depois e antes de dormir, meus treinos consistem em corrida de 35 minutos e depois jogo uma bolinha ou dou uns piques, pois corro em campo de futebol próximo a minha casa, isso de seg a sex, faz 2 semanas que estou nesse ritmo, faz algum mal usar os dois produtos?

    ——-

    Mal não faz, pois não são nenhum tipo de estimulantes. Porém precisa verificar a utilização junto da dieta, as vezes o uso esta errado ou não é necessário, dai seria perda de dinheiro, em ambos os casos.

  • suzi disse:

    Estou amamentando e quero perde gordura posso toma L-carnitina?

    Ela não apresentará efeitos para esse fim.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  • Daniele disse:

    Quero perde peso, barriga e definir meu corpo. Tem alguma restrição em tomar bcaa e o L-carnitine fire?

    ——-

    Não.

  • Wellington disse:

    Tomo L-Carnitine Fire em jejum pela manhã e malho pela manhã também. Gostaria de saber se posso tomar a L-Carnitine também nos dias em que eu não malho, se tem algum problema ou só devo tomá-la em dias de treino.

    ——

    Pode usar em dias que não treina também, não há problemas.

  • Evelyn disse:

    Tomo termogênico antes do cafe da manhã e malho pela manhã mesmo. Seria melhor associar a l-carnitina junto com o termogenico (em jejum) ou depois do cafe (30 min antes do treino)? Objetivo: perda de gordura

    ——–

    Em jejum, junto ao termogênico.

  • Diana Tomasi Alves disse:

    Algumas fontes indicam tomar a L-carnitina antes do café da manhã e antes do treino, você concorda com essas indicações ou acha que essas duas doses ao dia poderiam ser antes do treino?

    Depende das necessidades individuais e, claro, do protocolo dietético como um todo.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  • Selda disse:

    Estou fazendo uma dieta com déficit de carbo. Tomando suplementação proteica necessária , enfim uma dieta passada por um nutricionista esportivo. Estou tomando oxyelite new formula + L Carnitina ( isso é por minha conta rsrs…) Malho as 18:00, por isso tomo a L Carnitina antes do treino. Você acha que essa combinação é boa? Dá resultado? Quero queimar gordura, principalmente abdominal!

    ——

    Você estava fazendo tudo certinho e na hora de suplementar decidiu ir por conta, por que? Enfim, se a dieta estiver correta, é uma boa combinação sim. Mas tem de estar sinérgica com a dieta e o treinamento.

  • neide disse:

    Gostaria de saber que tipo de alimentação posso comer e pela manha que alimento devo comer ao tomar L-carnitina? Para obter um melhor resultado.. Eu malho as seis da manhã.

    —–

    Sobre a alimentação, dê uma lida neste artigo: https://dicasdemusculacao.com.br/quando-seu-pre-treino-e-sua-primeira-refeicao-o-que-se-deve-comer/. Não tem que comer nada em específico para otimizar a L-Carnitina, basta usar de acordo com suas necessidades e dieta.

  • Sheyla disse:

    Olá, eu posso tomar a l-carnitina em jejum?
    Pois malho ás 6:00 hs da manhã e não me alimento antes de ir, só me alimento quando volto do treino…

    ——

    Se você usar L-Carnitina, não será mais em jejum, vai ter ingerido algo para “ajudar”. Leia este artigo: https://dicasdemusculacao.com.br/aerobio-em-jejum-vale-a-pena-fazer/

  • Henrique disse:

    Eu queria saber, se para tomar a L-carnitina antes do treino, eu devo comer alguma coisa junto, pois eu vi que ela queima as reservas de gordura, mas se eu consumir um alimento junto eu não vou queimar os carboidratos antes? Me tire essa duvida, obrigado…

    A L-Carnitina em si não será interferida, mas, alimentar-se antes do treino é fundamental.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • Camila disse:

    Mas mesmo para pessoas que tem os níveis de l-lisina normais no corpo a L-carnitina não pode dar uma força? O que vocês observam em quem usa, no geral? Em média, as pessoas notam bons resultados?

    Dificilmente e, nada cientificamente 100% comprovado.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • Isabela disse:

    Tem alguma diferença de uma l carnitina pra outra, exp: Black jack, namofluid? E liquido ou em capsula tem o mesmo resultado? O resultado seria melhor tomando em jejum ou isso não tem nada a ver?

    Obrigada.

    ——–

    Diferença de elaboração, de quantidade, de matéria-prima e etc. Cada produto é um produto e eles são diferentes. A diferença do liquido para cápsula, geralmente é a absorção, a concentração e etc. O modo de uso irá variar de acordo com a pessoa, com o objetivo e etc.

    1. Maria José disse:

      Tomo l carnitine ha 15 dias e 2 vezes ao o dia depois do cafe da manhã e antes do treino ainda não vejo resultados malho todos os dias e faço caminhada gostaria de saber em quanto tempo vou ter resultados há sigo dieta com o nutricionista

      • Infelizmente não existe resposta pra essa pergunta, pois a resposta dela envolve muitas outras coisas, como: quantidade do suplemento que esta tomando, sua dieta, seu treino, a fisiologia do seu corpo e etc… Mas uma coisa é certa, se a sua L-Carnitina for em comprimidos, o minimo que deve tomar pra fazer evento, são uns 10~15 comprimidos por dia. Menos que isso, não espere nenhum tipo de efeito.

    2. Jessica disse:

      Gostaria de saber como tomar a L carnítine 3000 da gold conjugando com um pre treino visto q todos os dias eu malho as 4 horas da tarde

    3. Janaína disse:

      Ola, posso tomar carnitina com o BCAA?

    4. Rafael disse:

      Estou emandando processo de emagrecimento, já estou 2 meses treinando e perdi por volta de 8 kg, já tomo termogenico (therma pro hardware da integrAl medica) quero usar a l carnitina para tentar aumentar a perda de gordura, como devo tomar os dois juntos?

    5. dani disse:

      posso tomar l’carnitina junto com oxandrolona?
      estou tomando 20mg de oxandrolona por dia.

    6. Rafael Lacerda de Carvalho disse:

      Boa tarde, estou tomando termogenico no café da manhã e 15ml de L carnitina antes do almoço. Esta é a forma certa de suplementar e essa quantidade é eficaz? Grato

      • Betão Marcatto disse:

        Olá, Rafael !
        A recomendação é usar sempre a dosagem indicada na embalagem. Quanto aos horários, eu usaria os 2 antes de treinar.

    7. Queria saber se tem como usar a carnetina junto com o termogênico, e queria saber também se os dois tem á mesma função..Desde já agradeço o espaço….

      • Betão Marcatto disse:

        Você pode usar, já que são suplementos distintos, com vias distintas. Use sempre conforme a recomendação da embalagem

    8. POLIANA SANTOS disse:

      Ola, comecei a fazer academia a 1 mes e meio 4 x na semana, composta de musculação e 10 a 20 minutos de aerobicas. Comecei a tomar L Carnitine + cafeina 300 mg hoje. Tenho problemas de gorduras somente no abdomem, qual a melhor maneira de queimar essa gordura associada a este suplementos Aeróbico ou musculação? Faço dança 2x na semana.

      —–

      Se você já faz dança, a mesma já é um aeróbio. Logo foque na musculação e na dieta. Suplemento sozinho não faz milagre.

    9. Nelson disse:

      Posso tomar lipo 6 black com l-carnitina 2200 ao mesmo tempo??? E como tomo???

      Sim. Modo de uso da L-carnitina: Carnitina ao acordar, antes e depois do treino e antes de dormir. Do Lipo 6, leia este artigo: https://dicasdemusculacao.com.br/lipo-6-black-um-potente-queimador-de-gorduras-termogenico/

    10. Marcio disse:

      Olá, estou tomando 2 gramas de l-cartinina por dia, 1 grama antes do almoço e 1 grama antes do treino no final do dia. É melhor distribuir o consumo dela no dia ou consumir ela toda de uma só vez antes do treino?

      ——

      Carnitina ao acordar, antes e depois do treino e antes de dormir.

    11. Thiago disse:

      Olá! Muito interessante a materia! fiquei com uma duvida no que se refere ao uso da carnitina em jejum. Depois de muito estudar as teorias e ver alguns relatos, resolvi testar o AEJ. Segundo as pesquisas, aminoacidos tais como os AAs podem servir como fontes repositoras de glicogenio, e por esse motivo, devem ser evitados antes do AEJ. Minha duvida é: No caso da carninita, ela tambem pode servir como repositora de glicogenio, sendo prejudicial à proposta do AEJ? ou pelo contrário, uma boa maneira de estimular ainda mais a queima de gordura durante o AEJ? um abraço!!

      —-

      Aeróbios em jejum não devem conter nada além de água. Aminoácidos podem ser glicogênicos.

    12. Robson Henriqueto disse:

      Gostaria de saber se posso tomar o l-carnitina após o desjejum e depois ir treinar. Ou qual intervalo dou de um pra outro já que treino só pela manhã.

      —–

      Sim. Não ha regra. Pode ser imediatamente após ambos.

    13. Wanderson disse:

      Qual a diferença de suplemento em capsula, liquido e em pó?

      —–

      A grosso modo nenhuma. Mas, quanto maior o contato enzimático, maior a velocidade de digestão e maior será o aproveitamento de tudo que for ingerido. Logo, pós e líquidos são mais facilmente digeridos e aproveitados do que cápsulas.

    14. Carla disse:

      Posso tomar a carnetine junto com o termogênico 2hot da max titanium?

      —-

      Pode.

    15. Raiane disse:

      Gostaria de saber se ha problema em tomar o l-carnitine 1 hr antes de malhar junto com o termogênico? Ou tomo um com 60 minutos e outro com 30 minutos antes? Meu l-carnitine é de 2000. Qntos tomo? E como?

      —–

      Não há problemas em tomar junto. A quantidade irá variar, de acordo com as necessidades de cada pessoa (que são individuais).

    16. rodolpho novaes disse:

      Posso tomar a L-Carnitina junto com o pré-treino?

      Se houver necessidade nutricional/ergogênica, sem grandes problemas.

      M.sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

    17. Va disse:

      Boa tarde, gostaria de pedir uma pequena ajuda.
      Ja treino há alguns anos , e faço uma boa alimentação – dieta !
      Mas devido a vida antiga que levava fiquei com alguma gordura localizada na barriga , e gostaria mesmo de desfazer-me dela, perder gordura e secar..
      Disseram-me para juntar ao treino e dieta suplementação… deram-me duas dicas e gostava da vossa opinião antes de me meter nisso.

      1ª opção L-CARNITINA + CLA
      2ª opção L-CARNITINA + CLA + TERMOGENICO

      qual acham que devo optar ?
      e já agora qual destas marcas?
      https://www.prozis.com/pt/pt/xcore/xcore-xtreme-fat-burner
      https://www.prozis.com/pt/pt/goldnutrition/l-carnitine-3000-20-vials-mega-cla-120caps

      https://www.prozis.com/pt/pt/nutrex/lipo-6-black-120-caps

      ——

      Vai depender muito da dieta e como seu corpo vai responder a ela e aos suplementos. Porém a melhor suplementação seria a segunda opção, optando pelo Lipo 6 + L-Carnitina da Gold.

    18. SANDRO disse:

      Comprei L-Carnitina 1400, posso tomar 30 minutos antes do treino junto com Sineflex capsula escura? Posso manter a rotina de tomar L Carnitina em Jejum (30ml) e mais 30 ml antes do treino?

      Sem grandes problemas.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

    19. janaina disse:

      Vi que são indicados duas colheres de sopa de L-Carnitina. Se eu tomar antes do treino uma, que hrs posso tomar a segunda colher de l-carnitina?

      Após o treino ou pela manhã.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

    20. Amanda disse:

      Estou tomando a L-Carnitina há dois meses, estou gostando do resultado, gostaria de saber por quanto tempo posso toma-la?

      Não há limite.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelosendonofficial

    21. Thiago disse:

      Estou querendo tomar L-carnitine fire líquido e faço academia à noite. Que horas que devo tomar?

      Ela poderia ser usada ao acordar, antes e depois do treino e antes de dormir, por exemplo.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

    22. Roberta disse:

      Estou tomando espirolactona 100 mg e comecei tomar L-carnitina 2300. Esse medicamento junto com a carnitine tem algum problema?

      Nós não somos médicos, por isso não entendemos de todos os medicamentos que existem no mundo.. O ideal é perguntar ao médico que te receitou, pois ele irá conhecer todas as interações.

    23. Juliana disse:

      Estou tomando 2 capsulas de L-carnitina de manha em jejum, e mais duas meia hora antes do treino junto com termogênico.. Queria saber se tem algum problema?

      Não.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelosendonofficial

    24. Carollina Daibuche disse:

      Ola! Eu Estou tomando carnitina todo dia 2 capsulas e bcaa 2 capsulas no pós-treino 3 vezes na semana. Alem da dieta. Esta correto????

      Não esta errado.

    25. Daniela Fraga disse:

      Eu posso tomar outros remédios junto com l-carnetina?



      Que tipo de de remédios? É ideal perguntar ao médico se a L-carnitina pode interferir com os remédios que você está usando.

    26. ingrid gabriele disse:

      Eu posso tomar o L-CARNITINA ao acordar, e antes do treino (no caso 18:00 da tarde) eu posso tomar o LA & GUARANA, 2 capsulas antes do treino e 2 capsulas depois que voltar do treino, esta certo ou não?

      A grosso modo não há problemas.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

    27. Chuck disse:

      Estou tomando L-Carnitina liquida, tomo 8 horas da manhã em jejum quando acordo e malho as 7 horas da noite, está errado? Qual melhor forma?

      Não está errado. Você ainda pode adicionar mais uma porção ao meio do dia.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

    28. Olá gostaria de saber se posso tomar lipodrol com l-carnitina? Se posso tomar os dois juntos preciso perder 7 quilos.

      Não há interação negativa entre eles, podem ser usados juntos. Entretanto, o que definirá a perda ou não de gordura é a dieta.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

    29. João disse:

      Olá! bom dia!

      Estou ingerindo a L-Carnitina em jejum, logo após acordar, já tomo as 2gr recomendadas para o dia. Seria esse a forma mais eficaz de absorção pelo metabolismo?

      Não. O usual é em torno de 3g dividido em 3X ao dia.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

    30. Rafael disse:

      Quero saber se posso tomar l-carnitina junto com bcaa para dar uma definida no corpo? Sera q dar algum resultado?

      Poder, você pode, mas só te trarão resultados se estiverem dentro de uma estratégia correta. Usar por usar é perder dinheiro. Suplementos só auxiliarão caso haja necessidade. Para definição, dieta e treinamento corretos.

    31. Aline Alves disse:

      Olá, posso tomar em jejum e treinar somente a tarde? Meu treino começa as 18hrs…

      O ideal é em jejum, antes e depois do treino.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

    32. Duda disse:

      Posso tomar a L-Canitine de Fire + thermo abdômen em jejum e uns 30 minutos após tomar café e ir malhar!?!?

      —-

      Siga as recomendações dos rótulos de cada produto.
      Quanto a carnitina, normalmente ingere-se de manhã, antes e depois do treino e talvez mais uma vez no decorrer do dia.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

    33. William disse:

      Não ha risco de um cortar o efeito do outro? Há alguma forma melhor de conciliar os dois juntos?

      ——

      Não há o risco, e a melhor forma é seguir a recomendação da nutricionista. O modo de uso não está errado.

    34. William disse:

      Ola, minha nutricionista me passou uma carnitina manipulada, para tomar antes do treino. E estou com um termogênico lipo 6 black UC. gostaria de saber se tem problema tomar os 2 juntos, no caso lipo6 1 dose em jejum, e a outra junto com a carnitina antes do treino, por volta das 15-00.

      Segue a fórmula:

      Leucina 310mg
      Valina 250mg
      Isoleucina 250mg
      L lisina 100mg
      DL Metionina 200mg
      L Carnitina 160mg
      Vitamina B6 40mg
      Cromo Picolinato 100mcg
      Magnésio Quelato 30mg

      Não há problema.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

    35. Eu estou no segundo dia de L-carnitina, faço academia e estou fazendo dieta do que sempre depois do treino está me fazendo mal. Estou com coração acelerado, falta de ar, tremedeira e parece que vou desmaiar. Mandaram eu tomar quatro, devo parar ou diminuir a quantidade?

      Apesar de não ter relação, a dica é suspender o uso e buscar o médico. Provável que esses colaterais sejam pelo exercício.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

    36. vania disse:

      Oi. socorroooo.. Quero emagrecer e comprei L-Carnitina.. Malho todos os dias e comecei a pouco tempo, tenho hipotireoide, mas está normal. Vou começa a tomar amanhã. Queria associa com outro.. lipodrol ou oxi.. O q acha?

      Dos dois eu iria de Oxielite, porém sem analisar a dieta e todo o resto é impossível dizer se terá resultados ou não.

    37. Antonio Filho disse:

      Ola boa noite, tenho uma duvida eu só malho no fim da tarde. Gostaria de saber qual a melhor forma de tomar a l-carnitina fire, logo pela manha ou antes da academia?

      Normalmente a L-Carnitina usa-se em jejum, antes e depois do treino. Alguns casos sugerem o uso entre refeições também.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

    38. Natalia Sillva disse:

      Tomo L-Carnitini Fire de 06:00 hs em jejum, e malho as 08:30 tem algum problema?

      Deve haver alimentação antes do treino.
      Quanto ao uso da Carnitina, dependerá das necessidades individuais.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

    39. evelyn disse:

      Posso tomar L-carnitina sem malhar, só fazendo uma dieta?

      Não existe necessidade, a não ser que seja para fins nutricionais. Se o objetivo for que a L-Carnitina otimize a perda de gordura, não terá nenhum efeito.

    40. Lucirene disse:

      Gostaria de saber qual o melhor horário para tomar L-carnitina liquida para perda de gordura?

      3X ao dia, preferencialmente em refeições ricas em carboidratos.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

    41. Rafaela disse:

      Gostaria de saber se há diferença entre a L-carnitina e Oxyelite Pro e se posso utilizar os dois no meu dia-a-dia, juntamente com a dieta feita pela minha nutricionista.

      L-Carnitina é um aminoácido advindo da lisina, que auxilia no transporte de ácidos graxos livres para dentro do meio intracelular, bem como para o meio intramitocondrial. Já o Oxyelite Pro é um termogênico/queimador auxiliador na redução da gordura corpórea. A grosso modo, ambos são usados visando a mesma coisa, mas utilizam de mecanismos diferentes por completo.

      O consumo deve ser feito, caso orientado por seu profissional.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

    42. Bárbara disse:

      Olá, tenho uma dúvida. Tomo termogênico até acabar o frasco e paro por 1 a 2 meses para evitar que iniba os receptores e o corpo não se acostumar. Nesse tempo livre dos termogênicos gostaria de saber se paro também com a L-carnitina ou se posso tomá-la sem interromper? E por quanto tempo posso tomar a L-carnitina sem parar?

      Não há estudos que mostram necessidade na interrupção de uso dela.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

    43. Carlos disse:

      Estou tomando L-carnitina antes dos treinos e albumina depois e antes de dormir, meus treinos consistem em corrida de 35 minutos e depois jogo uma bolinha ou dou uns piques, pois corro em campo de futebol próximo a minha casa, isso de seg a sex, faz 2 semanas que estou nesse ritmo, faz algum mal usar os dois produtos?

      ——-

      Mal não faz, pois não são nenhum tipo de estimulantes. Porém precisa verificar a utilização junto da dieta, as vezes o uso esta errado ou não é necessário, dai seria perda de dinheiro, em ambos os casos.

    44. suzi disse:

      Estou amamentando e quero perde gordura posso toma L-carnitina?

      Ela não apresentará efeitos para esse fim.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

    45. Daniele disse:

      Quero perde peso, barriga e definir meu corpo. Tem alguma restrição em tomar bcaa e o L-carnitine fire?

      ——-

      Não.

    46. Wellington disse:

      Tomo L-Carnitine Fire em jejum pela manhã e malho pela manhã também. Gostaria de saber se posso tomar a L-Carnitine também nos dias em que eu não malho, se tem algum problema ou só devo tomá-la em dias de treino.

      ——

      Pode usar em dias que não treina também, não há problemas.

    47. Evelyn disse:

      Tomo termogênico antes do cafe da manhã e malho pela manhã mesmo. Seria melhor associar a l-carnitina junto com o termogenico (em jejum) ou depois do cafe (30 min antes do treino)? Objetivo: perda de gordura

      ——–

      Em jejum, junto ao termogênico.

    48. Diana Tomasi Alves disse:

      Algumas fontes indicam tomar a L-carnitina antes do café da manhã e antes do treino, você concorda com essas indicações ou acha que essas duas doses ao dia poderiam ser antes do treino?

      Depende das necessidades individuais e, claro, do protocolo dietético como um todo.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

    49. Selda disse:

      Estou fazendo uma dieta com déficit de carbo. Tomando suplementação proteica necessária , enfim uma dieta passada por um nutricionista esportivo. Estou tomando oxyelite new formula + L Carnitina ( isso é por minha conta rsrs…) Malho as 18:00, por isso tomo a L Carnitina antes do treino. Você acha que essa combinação é boa? Dá resultado? Quero queimar gordura, principalmente abdominal!

      ——

      Você estava fazendo tudo certinho e na hora de suplementar decidiu ir por conta, por que? Enfim, se a dieta estiver correta, é uma boa combinação sim. Mas tem de estar sinérgica com a dieta e o treinamento.

    50. neide disse:

      Gostaria de saber que tipo de alimentação posso comer e pela manha que alimento devo comer ao tomar L-carnitina? Para obter um melhor resultado.. Eu malho as seis da manhã.

      —–

      Sobre a alimentação, dê uma lida neste artigo: https://dicasdemusculacao.com.br/quando-seu-pre-treino-e-sua-primeira-refeicao-o-que-se-deve-comer/. Não tem que comer nada em específico para otimizar a L-Carnitina, basta usar de acordo com suas necessidades e dieta.

    51. Sheyla disse:

      Olá, eu posso tomar a l-carnitina em jejum?
      Pois malho ás 6:00 hs da manhã e não me alimento antes de ir, só me alimento quando volto do treino…

      ——

      Se você usar L-Carnitina, não será mais em jejum, vai ter ingerido algo para “ajudar”. Leia este artigo: https://dicasdemusculacao.com.br/aerobio-em-jejum-vale-a-pena-fazer/

    52. Henrique disse:

      Eu queria saber, se para tomar a L-carnitina antes do treino, eu devo comer alguma coisa junto, pois eu vi que ela queima as reservas de gordura, mas se eu consumir um alimento junto eu não vou queimar os carboidratos antes? Me tire essa duvida, obrigado…

      A L-Carnitina em si não será interferida, mas, alimentar-se antes do treino é fundamental.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    53. Camila disse:

      Mas mesmo para pessoas que tem os níveis de l-lisina normais no corpo a L-carnitina não pode dar uma força? O que vocês observam em quem usa, no geral? Em média, as pessoas notam bons resultados?

      Dificilmente e, nada cientificamente 100% comprovado.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    54. Isabela disse:

      Tem alguma diferença de uma l carnitina pra outra, exp: Black jack, namofluid? E liquido ou em capsula tem o mesmo resultado? O resultado seria melhor tomando em jejum ou isso não tem nada a ver?

      Obrigada.

      ——–

      Diferença de elaboração, de quantidade, de matéria-prima e etc. Cada produto é um produto e eles são diferentes. A diferença do liquido para cápsula, geralmente é a absorção, a concentração e etc. O modo de uso irá variar de acordo com a pessoa, com o objetivo e etc.

    Deixe o seu comentário!