Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X

Ganhar Massa Muscular: Aprenda 7 dicas rápidas para ganhar massa

Aprenda algumas dicas para você que esta no caminho de ganhar massa muscular!

Aprenda 7 dicas rápidas de musculação para se ganhar massa muscular

>>> Leia este artigo no site original.


Hoje iremos falar de algo que é bastante buscado e almejado por vários atletas, iremos dar dicas de como ganhar massa muscular. Aumentar sua massa muscular não é nada fácil, para isso precisa de disciplina, boa alimentação e bom treino.

Aprenda 7 dicas rápidas de musculação para se ganhar massa muscular

Você não pode deixar de conferir as melhores dicas da internet para Ganhar Massa Muscular. Conheça agora mesmo as cinco dicas rápidas e básicas voltada aos iniciantes para ganhar massa muscular da maneira mais adequada possível…

1 – Coma bem

Alimentação é fonte principal de vida, além do oxigênio e água. A alimentação nos proporciona energia e nutrientes para construirmos e realizarmos papéis biológicos fundamentais para a existência de vida.
Como não pode ser diferente, sem uma alimentação equilibrada com micro e macro-nutrientes adequados, torna-se IMPOSSÍVEL construir massa muscular.

2 – Durma bem e descanse

Dormir significa repousar quase todas as funções do corpo. O sono tem papel fundamental para a higiene mental e para o descanso por completo do corpo. Além disso, durante o sono, conseguimos liberar hormônios ímpares para a construção de massa muscular, queima de gordura e anabolismo em geral. Por isso, durma pelo menos 8 horas por dia.

É importante salientar que dormir bem, não significa apenas o tempo (que não deve ter exageros), mas a qualidade do sono também.

3 – Treine adequadamente

Treinar pesado caiu por terra. Um treino adequado não é necessariamente um treino pesado. E, um treino pesado não envolve apenas carga e ego, mas movimentos, variações, periodizações e outros fatores feitos de maneira correta. Por isso, oriente-se sempre com um bom profissional e saiba respeitar suas individualidades biológicas. Para você ganhar massa muscular, o treinos é um dos principais fatores. Então fique ligado,  não dê mole!

4 – Beba água

Cerca de 70% do corpo é constituído por água. O músculo também é basicamente constituído por água. Além disso esse composto é importantíssimo para a manutenção de processos metabólicos, tanto quanto para sua eliminação. Sem água, provavelmente não há homeostase e, muito menos anabolismo. Cerca de 35ml de água por kg (dia) são suficientes.

5 – Pare com os exercícios aeróbicos em excesso

Isso mesmo, exercícios aeróbicos não combinam com ganhar massa muscular quando realizados em excesso.. Os aeróbicos queimam glicogênio e aminoácidos da cadeia ramificada em nossos músculos, não tem como você emagrecer e ganhar massa ao mesmo tempo. Portanto escolha um ou outro.

Porém, não esqueça, mesmo no off que você necessita de uma parte cardíaca boa para obter bons resultados.

6 – Ingira Proteínas!

As proteínas são os nutrientes mais importantes quando o assunto é ganhar massa muscular. Logo após você treinar, ou seja, destruir as fibras do músculo, ele precisa de nutrientes para a construção muscular e é ai que as proteínas entram. Portanto ingerir proteínas após o treino é de suma importância para a construção de massa muscular.

7 – Mantenha o foco

Manter o foco em seus objetivos pode ser a tarefa mais difícil não só para um atleta, mas para uma pessoa comum. Comer regradamente, descansar e treinar adequadamente por muitos torna-se monótono e um tanto quanto inviável. Mas sem todo esse sacrifício os ganhos serão mínimos.

Isso não quer dizer que você deva ser escravo de seus objetivos. Saber dosar as coisas também é muito importante para ser constante.

Cansado de treinar, se alimentar e suplementar mas nunca ver os resultados?

Se você está cansado de se “alimentar corretamente”, de suplementar o que as pessoas te falam e dos treinos que seus professores de academia lhe passam, fique tranquilo, eu tenho a solução para você! A solução que tem ajudado a diversas pessoas a chegarem em seus resultados, de forma natural, apenas utilizando treinos corretos, alimentação correta e suplementação eficaz. CLIQUE AQUI e descubra o que estou falando.

Chega de frango com batata doce todo dia… Chega de whey protein a toda hora… Está na hora de você aprender o que realmente é eficaz para a Hipertrofia Perfeita e colocar em prática só o que funciona, sem perder tempo com esse monte de baboseira que as pessoas tem dito por ai. Faz sentido para você? Está interessado? Então CLIQUE AQUI e conheça o Programa que irá mudar os seus ganhos musculares!

Lembre-se: Quanto maior o sacrifício, maior o benefício.

Se continua com dificuldades em aumentar a massa muscular, leia este artigo e descubra os seus erros: http://hotmart.net.br/show.html?a=G332392T

Artigo escrito por Marcelo Sendon

>>> Leia este artigo no site original.

_
COMPRE DIRETO DA FABRICA!
Whey Protein 80% Concentrado
R$ 76,50
À vista (no boleto)
Produto Logo Growth Botão de Compra

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

100 Comentários


  • abudo disse:

    ola, tenho 26 anos, comecei a carregar pesos há anos atrás, portanto, os resultados positivos estavam emergir, não obstante, o meu corpo começou a minguar mesmo com os exercícios. Até agora estou sem massa muscular, o que deve ser?

    ——

    Dieta e provavelmente o corpo se adaptou aos mesmos exercícios. Tente treinos diferentes, periodizações diferentes, técnicas diferentes e foque na dieta.

  • Bianca disse:

    Ola, tenho 1,60 e peso 48k, me acho muito magra. Parei de fumar recentemente depois de 15 anos e também sou mãe de um bebê, não tenho a menor ideia por onde começar e gostaria tbm de começar em casa, nada de academia por enquanto !!!! Quero ganhar peso e perder barriga. O que me diz?

    —-

    Não fazemos recomendações de treinos em casa, principalmente para iniciantes, pois sem acompanhamento as chances de lesões são bem maiores. Aconselho a procurar uma academia e organizar a sua alimentação, esses são os passos básicos para começar um aumento de peso saudável.

  • merian disse:

    Já malho há mais de um ano ainda não conseguir massa muscular o que devo fazer?

    Aliar boa dieta, bom treino e bom descanso. Caso necessário, trabalho com assessorias personalizadas em dietas e treinamentos. Pode entrar em contato.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  • Olá.

    Gostei muito do post.

    É uma boa combinação de nutrientes que vai nos trazer bons resultados, suplemento sozinho não faz milagre como muita gente pensa.

    Tenho usado hipercalorico + creatina e tido bons resultados.

    Parabéns pelo conteúdo!!

  • luciana disse:

    Eu estou malhando tem três meses parei com exercícios aeróbicos em excesso e intensifiquei na musculação já estou obtendo resultados, o que está me incomodando é minha barriga. Estou achando que ela ta maior e a cintura ta mais gorda, o que faço? Pois quero obter massa somente nas pernas.

    Não existe ganhar massa nem perder gordura em uma parte só do corpo, mas sim, no corpo inteiro pelos próprios processos metabólicos, pela necessidade de simetria e equilíbrio muscular e corpóreo. Dessa forma, o corpo inteiro merece e necessita de ênfase. Aliás, não é por acaso que você não obterá bons resultados, inclusive os membros inferiores caso negligencie os superiores.
    Quanto a barriga, dieta correta. Aliando uma boa alimentação aos exercícios devidamente organizados, sinérgicos e com descansos adequados, esse problema será atenuado.

    Caso tenha interesse, trabalhamos com assessorias personalizadas de dietas e treinamentos: https://dicasdemusculacao.com.br/consultoria-online/

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  • robson disse:

    Tenho 42 anos e gostaria de ganhar massa muscular e ao mesmo tempo um abdômen defendido, porem meu trabalho é noturno. Qual tipo de treino você me recomeçaria?

    Leia estes dois artigos: https://dicasdemusculacao.com.br/dicas-para-iniciar-o-treinamento-de-musculacao-apos-os-40-anos/ e https://dicasdemusculacao.com.br/quais-os-objetivos-sao-possiveis-apos-os-40-anos/

  • Camila disse:

    Sei que vai soar estranho o que vou pedir, mas vou tentar mesmo assim.
    Há um mês meu namorado descobriu que tem câncer; desde então perdeu 8 kg. Isso é perigoso, pois pode levar a um quadro de caquexia (emagrecimento extremo), que pode atrapalhar o tratamento.

    Pois bem, já procuramos uma nutricionista na área de oncologia e ela disse que ele não pode:
    comer carne vermelha e derivados de leite – pois geram inflamações no organismo e demandam energia e imunidade para a digestão (uma pessoa saudável não tem problema em gastar essa imunidade na digestão, o que, infelizmente, não é o caso dele). Também deve evitar açúcar (alimento das células cancerígenas).

    Ele pode comer frango, peixe, ovos, castanhas, (pouco carboidrato), frutas e verduras.

    O que vocês recomendariam, baseados nesses alimentos que ele pode ingerir, para ganho de peso ou, ao menos, manutenção dele?

    Qualquer dica ajuda, obrigada! =)

    —-

    Não conheço o caso específico dele, entretanto, o que ela falou tem um fundo de verdade, apesar de, essas serem excelentes fontes alimentares que, inclusive auxiliarão a não perder massa muscular. Entretanto, fica a contradição que, somente pode ser avaliada por profissionais os quais acompanham o caso. Especificamente quanto ao uso do açúcar refinado de mesa (sacarose), concordo por completo, pois, o índice inflamatório dele realmente é algo e ele não apresenta benefícios, em contrapartida.
    Quanto às outras recomendações, concordo com ela, mas, discordo perante às frutas (deve-se avaliar quais frutas e quais quantidades de cada, assim como os momentos de consumo, estão sendo feitas.

    Eu, particularmente, ouviria mais uns 2 profissionais.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  • norton disse:

    Muito legal tuas dicas e artigos. Como muitos, procuro ganho de massa muscular, ler artigos ajuda a esclarecer duvidas sobre suplementos e etc, mas sei que o ideal é procurar ajuda de um nutricionista. Parabéns.

  • André luiz Gomes Mariano disse:

    Olá, tenho muitas duvidas quanto ao que devo fazer para ganhar massa muscular, tenho 18 anos 1.80 m e treino a uma semana, porém ano passado eu treinei por dois meses e tomei uma massa da optimum nutrition de 5.5 k e não obtive ganho algum, seja de massa magra ou não. Agora que voltei a malhar, estou comendo mais do que nunca para ver se consigo resultados, estou com um treino legal e tenho aqui whey protein, creatina, mais uma massa que comprei e quero saber se com apenas uma semana de treino já posso usá-los? E se também você me recomenda mais algum suplemento que possa me ajudar como albumina, BCAA, malto, dextrose ou algum pack? Obrigado.

    Comer muito ou, suplementar não é o caminho. Você necessita ver suas necessidades nutricionais individuais e então sim saber o que e quanto comer.
    Em tempo, a busca de um nutricionista o orientador físico são fundamentais

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.faceboock.com/marcelo.sendon.3

  • Davi Lima disse:

    Gostei muito do artigo, sou ectomorfo e estou treinando pesado (graças à Deus ^^) gostei muito do artigo, exceto da parte dos “Quanto maior o sacrifício, maior o benefício” nunca concordei com isso de sacrifício, prefiro treinar para ultrapassar meus limites, nunca paro quando estou cansado, só paro depois de atingir o objetivo que tracei antes do treino, mas muitos não se satisfazem com apenas “treinar duro, traçar e cumprir metas” acabam extrapolando, erguem pesos que não aguentam, fazem um número excessivo de repetições, até que no final recorrem aos esteróides anabolizantes, enfim, esse é meu pensamento: treine duro, até suas forças acabarem, MAS NÃO SE SACRIFIQUE, respeite seu corpo, saiba a hora de descansar, e aí sim, depois do descanso, comece tudo outra vez. FLW E FIQUEM COM DEUS, ótimo site, visito todo dia, é muito bom.

  • Regina disse:

    Oi.Tenho 52 anos e treino há mais de 15 anos, mas percebo que de alguns anos para cá meu corpo mudou: aumento de gordura na parte superior do corpo e diminuição de massa muscular embaixo. Faço hipertrofia na academia, mas li que não se ganha massa nas pernas na minha idade. É realmente verdade ou posso conseguir com um descanso maior entre os treinos e suplementação? Obrigada (os professores da minha academia não respondem minhas dúvidas…)

    —–

    Lógico que pode se ganhar massa nas pernas e em qualquer músculo do corpo. O que você precisa são de bons profissionais, tanto na parte de nutrição, quando na parte física, trabalhando treinos, descansos, periodizações e etc. O uso de suplementos pode ser válido, mas isso terá de ser avaliado na parte nutricional.

  • andrea disse:

    Olá… Tenho 38 anos e nunca fui de malhar, quero saber se eu tenho chances, de ganhar massa, só com o personal da academia, pois não tenho condições de pagar um um personal só para mim! Meu corpo está perdendo massa muscular, e minhas roupas estão todas largas… Quero ficar bem tonificada mais com aumento de massa no bumbum e nas coxas… Mais de acordo com meu corpo, pois sempre fui magra!

    —-

    Se ele for um bom profissional, se você tiver uma nutrição adequada as suas necessidades, sim, tem chances.

  • Claudia disse:

    Ok Marcelo! Muito obrigada, vai me ajudar. Já percebi um erro, estou fazendo o aeróbico primeiro, por conta do horário, pois a aula de bike é justamente no horário que estou chegando na academia. O intervalo de 6 horas seria o ideal, pelo que entendi, não é? O difícil é se deslocar duas vezes a academia…. Enfim, vou remanejar o horário, musculação primeiro. A propósito, isso seria por que? Porque é melhor o aeróbico depois? Na verdade, eu quero o que me faça emagrecer e um pouco rígida, mas sem ficar grande, entende? Rs. Novamente, muito obrigada pela atenção!

    —-

    Pois o aeróbio antes irá gastar o estoque de glicogênico do músculo e na hora de treinar, você não terá a mesma disposição, força, intensidade e etc (a grosso modo de dizer).

  • Claudia disse:

    Ola! Meu objetivo é emagrecer, perder gordura, afinando, pois já tenho por natureza pernas e braços grossos. Minha dúvida é a seguinte: posso combinar musculação e aeróbicos para emagrecer? Atualmente vou a academia de seg a sab. Spinning ou esteira todos os dias. Seg, qua e sex treino perna e terça e quinta braço. Sabado somente aeróbico e alongamento. Ah, na musculação, a cada duas series, corro 3 min. na esteira. Tenho medo de não emagrecer, pelo contrario, ficar mais volumosas. Mas tenho medo da flacidez também, claro. Sua opinião seria bastante importante. Obrigada e um grande abraço. Obs. Estou fazendo dieta alimentar também.

    —–

    Pode fazer os dois sim, desde que seja com pelo menos 6 horas de distância, caso não consiga, após o treino. Repeite sua individualidade e alimente-se bem de acordo com seus objetivos. Este é o caminho. Outra coisa o treino de pernas esta bastante volumoso, 3x na semana, acho demais, diminua e dê uma descanso maior ao seu corpo do que só o domingo.

  • Gracielle disse:

    Olá Marcelo, tudo bem?

    Estou fazendo acompanhamento nutricional há sete meses e malhando. Tenho 1,75 de altura e peso hoje 63kg. Neste período baixei meu percentual de gordura, ganhei pouca massa muscular, mas não consegui chegar no peso estipulado 66kg. Sou vegetariana há anos e por isso faço uso de suplemento proteíco, hoje o PRO COMPLEX da optimum e também maltodextrina durante e dps dos treinos. Tenho o metabolismo muito acelerado e hoje minha dieta chega a 4300 calorias. O que acha da dificuldade em aumentar o peso, de ganhar muscular? Devo persistir …. Obrigado.

    ——

    Temos dois poréns ai, o primeiro você tem dificuldade para ganho de massa, segundo é vegetariana e não ingeri proteínas e aminoácidos presentes em carnes. Não é nada impossível de ganhar massa sendo vegetariana, basta ter protocolos certos, suplementos certos e um acompanhamento de quem entende de vegetarianismo.

  • EDNALDO disse:

    Bom dia!
    Tenho 50 anos, 1,70m, 67kg, nunca pratiquei nenhuma atividade física, porém gostaria de saber se agora com essa idade tenho condições de adquirir massa muscular e quanto tempo levaria pra sentir os primeiros resultados.

    ——-

    Sim, pode muito bem conseguir o corpo que desejar. Quanto a tempo é impossível de prever.

  • Alice disse:

    Olá! Boa noite! Tenho 27 anos, 59 kg, 1.65m. Desde os 14 anos possuo o mesmo corpo! Estava satisfeita com minhas medidas até 1 ano atrás, quando de repente comecei a perder peso sem fazer dieta. Não sei o que houve! “Perdi” pernas e também bumbum, e antes disso era muito satisfeita com meu corpo. Depois disso, fiquei até depressiva, entristecida ao colocar uma roupa e vir que já não fica bom como antes… Enfim, tenho muita indisposição e me falta tempo para malhar também. Mas gostaria de saber, no meu caso, que suplementos posso tomar para ganhar massa, aliados à malhação, claro?! Tenho receio de tomar o que qualquer pessoa indica e engordar ou causar algum dano à saúde. Pode, por gentileza, me ajudar? Desde já, agradeço!

    —-

    Dieta e treinamento adequado são a chave. Logo, busque um bom nutricionista e orientador físico. Observe a aba de assessorias do site. Caso tenha interesse, entre em contato.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • Dyanna gomes disse:

    Estou eu aqui novamente para pedir-lhe uma opinião. Eu escrevi em outro tópico que falava sobre anabolizantes, mas já desisti dessa ideia maluca, pois minha prima de 27 anos tomou um tal de m-drol e ficou gostosona, mas vi ela depois de 4 meses que ela parou de malhar e ela ta magrinha e flácida. Mas vamos ao que interessa! Mês que vem completa um ano que eu estou malhando, já mandei minhas medidas pra você antes… Bem, semana passada comecei a usar creatina (creatine xt radical usa) tomo depois do treino uma colher de chá misturada com água (indicado pelo meu instrutor) Queria saber de você se ta certo desse jeito e se eu poderia usar outro suplemento que me ajudasse a ganha massa num período curto de tempo, eu malho no minimo 4 vezes por semana as vezes 5. Não faço aeróbicos e sigo a risca esses passos que você indicou, sempre bebi muita água e agora que estou usando a creatina bebo mais ainda, no min 3 litros por dia! Me responda de maneira clara por favor…bjos!

    ——

    De maneira clara, a creatina não esta errada, mas pode melhorar, adicionando um carboidrato de alto índice glicêmico junto, como Waxy Maize. Outros suplementos não dá para indicar, pois depende das necessidades de cada um. Suplementos são para complementar a sua dieta, busque ajuda nutricional para ter melhor resultado.

  • Keila disse:

    Olá! Tenho 21 anos, 1,64 e 59 kg. Estava malhando a 6 meses, com foco em ganho de massa, principalmente nas pernas, era um treino pras pernas e um pro glúteo. Trocaram minha ficha (outro instrutor), dizendo que esse tipo de treino não me faria ganhar nada e colocaram exercicio pra perna e gluteo somente 1 vez por semana. É possivel ganhar massa assim? Quantas vezes é necessario malhar o mesmo membro na semana para ter hipertrofia? Muito obrigada!

    ——-

    Se for bem executado e elaborado, uma vez por semana é o suficiente para hipertrofia.

  • Ricardo Bruno disse:

    Olá! Tenho 25 anos, 1.87, atualmente estou com 80 Kg, e meu objetivo é ganhar 5 Kg só de massa.
    1. Este 5 Kg surtirão um efeito significativo na aparência?
    2. Qual seria o melhor método de treino, Ex: 5 vezes na semana?
    3. Em quanto tempo poderia ganhar esses 5 Kg massa?
    4. É necessário suplemento?
    5. E qual a melhor forma de eliminar a barriga adquerida pelo excesso de alimentação para ganhar o peso que tenho hoje?
    Agradeço a atenção, e parabéns pelas dicas até então, vou procurar segui-las!

    ——-

    1 – Sim;
    2 – Não existe melhor método, leia este artigo: https://dicasdemusculacao.com.br/existe-o-melhor-metodo-de-treinamento/;
    3 – Não existe esta resposta. Pode ser em um mês como pode ser em 10 meses, vai depender de inúmeros fatores;
    4 – Não, mas ajuda bastante;
    5 – Dieta, aeróbio, treino de musculação e descanso.

  • Neto disse:

    Boa tarde! Tenho 1,70 e peso 63 Kg!
    Gostaria de saber se esse peso é normal para minha idade, me acho magro e queria engordar… Tentei de tudo, desde de vitaminas até suplementos…
    Mas nada deu certo.
    Estou pensando em entrar na academia, e malhar uma hora por dia, é uma boa ideia ?
    Obrigado! Parabéns pelas dicas.

    ——

    Primeiro não sei sua idade, mas a grosso modo, você não esta tão abaixo do peso para seu tamanho. Quanto a entrar na academia, sim é uma ótima forma, desde que você se alimente com qualidade e que supra as suas necessidades.

  • Simone disse:

    Olá, tenho 49 anos, sempre fui magra e, já a algum tempo, não pratico atividade física em academias, somente faço 3 vezes por semana caminhada de 8 quilometros ida e volta. Quero entrar na academia e fazer musculação para definir meu corpo. Tenho 1 metro e 73 de altura e peso 60 quilos. Quanto tempo levarei, aproximadamente, para começar a ver os resultados? Obrigado.

    ——

    Se fizer tudo certo, com acompanhamento nutricional, hormonal e físico, pelo menos 365 dias.

  • sarah disse:

    Adorei as suas dicas!! Tenho 40 anos e há 2 meses estou fazendo exercícios aeróbicos 40min – 50min – 4 a 5x por semana para perder uns 2-3 quilos. Mas quero também dar uma enrijecida nos braços que estão moles. Como conseguir as duas coisas se você diz que aeróbico e anaeróbica não combinam? Aguardo. Obrigada e parabéns!

    —–

    Definindo objetivos por vez. Cada vez é um objetivo. Não dá para conseguir ao mesmo tempo duas coisas que são opostas.

  • Andre disse:

    Ola, tenho 17 anos, mais ou menos 1,70m, 61kg, bf mais ou menos 15%.
    E eu queria saber se é possível eu ganhar massa muscular, mas já definindo o peitoral, os braços e o abdômen?

    O ganho de massa muscular é um processo inverso ao de definição. Portanto, faça um, depois o outro.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.co/marcelosendon

  • allan kardec dos santos de oliveira disse:

    Muito legal essas dicas pra ganhar massa, confesso que vou agora malhar corretamente, e comer muita frutas e legumes. Essas dicas me ajudaram muito a desembaraçar as ideias de como ganhar massa muscular! Obrigado abraço.

  • alcione rodrigues disse:

    Meu objetivo é ganhar massa muscular, comecei a 2 semanas o treino, porém descobri q gosto de correr, não quero parar com a corrida, como faço para conciliar os 2?

    Alterne os dias de musculação e corrida.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • Lucas Silva disse:

    Olá, tenho 15 anos, peso 55 quilos e queria saber se eu já posso fazer algum tipo de exercício físico e quais eu poderia fazer, não como nenhum tipo de verdura, será que isso influencia por eu ser magro? Agradeço desde já pela atenção e respondam por favor, queria muito tirar essa minha dúvida! 🙂

    ——-

    Pode fazer sim, desde que acompanhado de um médico e de um educador físico. Quanto a alimentação, sem verduras e sem legumes, é difícil conseguir suprir as necessidades de vitaminais e sais minerais do corpo. São bastante necessários ao organismo.

  • ivani martins ribeiro disse:

    Tenho 60 anos, comecei a frequentar a academia há 1 ano, mas não estou vendo muito resultado quanto ao ganho de massa nos braços. O que devo fazer?

    Buscar orientação nutricional e física adequadas.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • Mariane de paula disse:

    Tomo creatina manipulada. Quantas gramas devo tomar por dia? Tomo 9 gramas por dia é muito?

    Este artigo responde a questão:

    https://dicasdemusculacao.com.br/creatina-saiba-como-fazer-a-saturacao/

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • mf disse:

    eu gostei e vou fazer

  • marcos disse:

    Olá tudo bem? Adorei essas dicas sobre musculação.
    Tenho 26 anos e faço academia (musculação) gostaria de saber se a maltodextrina é boa para ganho de massa muscular. Sei que ela é usada como energético, mas gostaria de saber se é bom pra hipertrofia de massa muscular.

    ———-

    Só o malto não irá ajudar em muita coisa. Você precisa auxiliar este malto a alguns outros suplementos como creatina, whey protein e etc. Tudo deve estar de acordo com suas necessidades individuais. Por isso, buscar ajuda de um profissional é mais do que necessário.

  • Debora disse:

    Marcelo,

    Olá tudo bem?
    Tenho 32 anos, 1,58m e estou com 53,4kg, nesse ano de 2012 emagreci demais devido correria de trabalho, reeducaçção alimentar, eu estava com 65kg em janeiro e há 5 meses voltei a me alimentar mais e mais vezes, mas nao sei se devido meu metabolismo ter mudado não consigo engordar mais se como muito acabo passando mal, só venho emagrecendo, perdi seios (só silicone pra corrigir), gluteos, coxas finas, e a unica coisa que mudou pra melhor na minha opnião foi meu abdomen q ficou retinho, mas está tudo mole devido flacidez, mas sem acumulo de pele sabe, gostaria de ganhar massa muscular, ficar encorpada mas magra, mas tenho medo de comer como antes pq a regiao que acumula gordura facilmente em mim é a barriga, o que devo fazer?

    Abraços, Obrigado.

    Buscar auxílio nutricional para que ele/ela possa avaliar suas necessidades nutricionais e então propor um bom protocolo dietético.
    Caso não consiga comer o suficiente, a adição de shakes é eficiente.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • KAIRO disse:

    Os produtos da herba life, proteina isolada de soja, as vitaminas que oferecem, são as proteínas recomendadas? (Caso conheça os produtos)

    Não use isso. Aliás, recentemente a marca foi processada por PROPAGANDA ENGANOSA!

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • KAIRO disse:

    Sou diabético, 49a, 1,74alt. 60kg. Tentando ganhar massa muscular – academia – durmo pouco. Quais exercícios devo evitar? Quais alimentos são recomendados (proteinas)?

    Meus agradecimentos e seja recompensada(o) em saúde e bem viver

    Caso não haja restrição médica, nenhum.
    Quaisquer uma de alto valor biológico.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • Eliana disse:

    Oi, tinha um corpo bacana “tipo gostosa”, mas devido a uma desilusão amorosa, emagreci e acabei perdendo o que chamava mais atenção em mim, que eram minhas coxas e bumbum. do 40 passei a vestir 36. Já se passaram 6 meses e nada voltou ao normal e como quero meu corpo de volta, sou obrigada a enfrentar academia. Aproximadamente em quanto tempo começarei a ver resultados?

    ————-

    Não existe tempo certo. Caso queira otimizar este tempo e também os ganhos será necessário acompanhamento de um nutricionista e de um educador físico. Porém colocar em tempo, não há esta medição.

  • tania disse:

    Quando entrei na academia pesava 47kg depois de sete meses fiquei com 56kg. Malho três vezes na semana, estou com um ano e dois meses e agora peso agora 52kg. Sera pq estou malhando pesado, não consigo mais aumenta pq?

    Provavelmente por problemas relacionados a dieta, treino e descanso.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • Rafaela disse:

    Olá! Eu tenho dezesseis anos, um metro e sessenta e cinco de altura e peso quarenta quilos. Queria saber se tem problema eu começar a malhar sendo magra assim? Não queria tomar suplementos, pois tenho medo de que com o passar do tempo esses suplementos deem gorduras localizadas e acne. Obrigada!

    Não há problema algum a não ser alguma determinação médica perante a algum tipo de doença.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • morgana disse:

    olá, parabéns pelo artigo,é muito interessante! Comecei na academia há mais ou menos um mês, o meu objetivo é fazer exercício, pra não ter uma vida sedentária e também ganhar um pouco de massa nas coxas, glúteos e panturrilhas e perder uma gordurinha localizada na barriga, o meu peso é 56kg e tenho 1,65m. Vi no seu artigo que deve-se evitar exercícios aeróbicos, mas meu instrutor manda eu fazer 15 minutos de esteira, sempre que vou pra academia, isso é adequado. Em qual medida deve-se fazer esses exercícios aeróbicos no meu caso.

    abraços!

    ——————

    Este artigo são de dicas para ganho de massa e pelo que estou vendo, você ainda esta com problemas para definir seu objetivo. Veja bem, não há como ganhar massa e perder peso ao mesmo tempo e perder “gordura localizada não existe”. Primeiro saiba qual seu objetivo, para depois tentar traçar algumas estratégias e métodos.

  • fabiano mendes disse:

    olá, gostei muito do site, ajuda bastante quem tem dúvidas a respeito de musculação, gostaria de saber se posso treinar para ganho de massa muscular e ao mesmo tempo praticar abdominais, pois tenho gordura localizada, desde já agradeço a atenção.

    ———-

    Pode sim, não há problema algum!

  • Eduardo disse:

    Olá, tenho 12 anos, 1m e 55 de altura e 50kg. Sou um pouquinho pesado, mas sou bastante magro, meus ossos aparecem bastante. Quero ganhar massa muscular, mas tenho medo de comecar a fazer exercícios e interromper meu crescimento. Tem algum problema comecar a tomar suplementos e a me exercitar? Atrapalhará meu desenvolvimento? Serei grato se me respondesse.

    ————

    Se você se exercitar de acordo com um educador físico e usar suplementos de acordo com suas necessidades analisadas por um profissional de nutrição, creio que não há problemas.

  • Felipe disse:

    É recomendado treinar 2 vezes ao dia?

    Tipo manhã e tarde?

    Essa pode ser uma excelente estrategia ou um péssimo desastre, a depender do indivíduo e de sua resposta ao protocolo. Como saber? Empirismo, infelizmente.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • hernany disse:

    ola sou hernany o meu sonho é ser modelo o que posso fazer para ganhar mais altura

    Rezar.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • Rodrigo disse:

    Eu treino de manhã, então no meu caso, qual seria a melhor opção?

    1ª = Albumina ao acordar (antes do café da manhã), Whey Protein após o treino, e albumina antes de dormir.

    Ou

    2º = Whey Protein ao acordar (antes do café da manhã), Whey Protein após o treino, e albumina antes de dormir.

    Dessas 2, qual é a melhor?

    Grato!

    ————-

    Irá depender muito das necessidades de cada individuo. Nos dois casos não “há erro”, mas para saber qual o melhor para você, só lhe conhecendo.

  • tarcisio disse:

    Qual alimentação ou suplementos q posso tomar para q eu posso ganhar peso em massa muscular? De preferencia com muita proteina.

    Como poderíamos adivinhar sem conhecer suas necessidades individuais????
    Que tal consultar um nutricionista??

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • Glaicon Teles disse:

    Gostei dos artigos ! muito bem explicados ! Parabéns !

  • Ana disse:

    Olá, ano passado eu perdi cerca de 13kg por causa de stresse e esse ano estou na academia há 6 meses buscando ganhar massa, mas tenho um problema: queria sabe que tipo de exercicio eu faço pra aumentar a area que fica do lado do bumbum? quando eu emagreci ficaram 2 “buracos” ao lado do bumbum, e agora que ganhei muita massa nas coxas ficou um aspecto estranho. Obrigada 😀

    Ganha-se e perde-se massa gorda/magra no corpo todo, não em uma região específica.
    Porém, para trabalhar a região especificamente, exercícios como o agachamento são de lei. Depois, claro, os isoladores como 4 apoios, mesas flexoras buscando uma máxima fase concêntrica, levantamentos Terra e Stiffs etc

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • Roseni disse:

    Olá, tenho 16 anos , peso 58kg e gostaria de começar a malhar, quero ganahr massa muscular, sou muito magra rs
    gostaria que me dessem dicas, quais exercicios fazer, qual suplemento tomar, obg 🙂

    ————-

    Comece seguindo as dicas neste artigo.

  • raquel disse:

    Com objetivo de ficar definida, quando vou a academia sempre me colocam pra fazer esteira por periodo de 20 a 30 min correndo, depois pegam pesado na musculaçao. Outro dia li uma materia que dizia q aerobicos teriam q ser feitos apos treino de musculação, me de uma dica do que fazer, que tipo de exercicios. Tu bem q podia postar uma materia de treinamento para ganho e definição dos musculos.
    Obrigada,

    —————

    Realmente não é o ideal fazer aeróvbio antes do treino, se for para fazer junto, que seja depois. O ideal mesmo é dar um intervalo de 8h do aeróbio para anaeróbio. Quanto a materias para ganhar e definir não tem como eu fazer, pois é algo que eu considero “impossível”.

  • Tiago Primo disse:

    Oi!
    Porque os músculos das pernas são difíceis de desenvolver?
    Quantas vezes é recomendado treinar os músculos das pernas em 1 semana?
    Quando ingerimos proteínas a distribuição é prporcional para todos os músculos ou só aqueles que exercitamos com maior frequência?
    Qual alimento é mais adequado para ganhar massa muscular nas pernas?

    Obrigado!

    Podem até ser no seu caso por sua genética, entretanto, não existe um músculo fácil ou outro difícil, mas os que cada um tem mais facilidade e mais dificuldade. Tudo isso, por questões, principalmente genéticas, mas, também por treinamentos e/ou protocolos incorretos, dieta inadequada etc.
    Não existe uma regra de X de treinamento, mas, aquela forma que melhor se adapta a você.
    Difícil saber isso, tanto porque quase tudo no corpo é constituído de proteínas, logo, elas não são sintetizadas apenas nas células musculares. Mas, obviamente, se treinarmos apenas os braços e não treinarmos pernas, a tendência maior é que se desenvolvam melhor eles do que elas. Mas, isso não é porque “vai mais proteína pros braços” (tanto porque proteínas não são absorvidas pelo corpo, mas sim, aas) e sim porque o estímulo e os mecanismos de síntese estão acontecendo lá.
    Não existe alimento adequado pra ganhar massa muscular nas pernas.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    wwww.facebook.com/marcelo.sendon

  • Gabriel disse:

    Olá!
    Existe algum tipo de “limite” de crescimento dos musculos? Se sim, depende de que? Da idade? Do organismo? Da genetica de cada um?

    Obrigado!

    Sim. Código genético.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • Matheus Henrique disse:

    Olá, Tenho 18 anos, 1,89m, peso 68.5kg e entrei para a academia. Creio que tenho uma certa “tendencia” a ser magro… Gostaria de saber se com uma alimentação saudavel, descanso e muita dedicação, eu consigo algum resultado visivel (em relação ao ganho de massa muscular) em mais ou menos 6 meses? Se não, em quanto tempo? (Obs: Frequento a academia de segunda a sexta.)
    Obrigado!

    Provavelmente começará a notar diferenças sim, se tudo estiver bem estruturados.
    O tempo pro resultados, final vai depender de fatores próprios genéticos, dedicação e, claro, recursos financeiros.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • Cristiane Paula Dantas disse:

    Boa tarde.
    Meu nome é Cristiane, tenho 24 anos, peso 52kg, tenho 1m 58cm, não estou contente com meu corpo, me acho magra. Estou fazendo academia há poco tempo e estou tomando Maltodextrim com Creatina
    Será que no futuro pode me fazer mal?
    Tomar esses suplementos pode engordar?

    O ideal agora é ir a um nutricionista para que ele adeque sua dieta.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • Tiago henrique disse:

    Olá, Eu tenho 23 anos, 1,92 de altura, peso 72 kg, sou muito magro,e me alimento muito bem,só que nao ganho peso, o que vc me indica a fazer ? desde já agradesço pela resposta, Muito Grato!!!!
    abraços !

    Consultar um nutricionista para que ele planeje adequadamente sua alimentação e, um bom orientador físico para prescrição dos exercícios.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • filipe turma savin disse:

    Em relação a dica numero 5:

    5 – Pare com os exercícios aeróbicos em excesso

    Atualmente estou em OFF, e estou tendo bons ganhos de massa muscular, porém trabalho em uma escolinha de futebol e está atrapalhando em meu condicionamento físico.
    Para não atrapalhar meu condicionamento estou treinando assim:
    Perna/panturrilha segunda, peito e tríceps na terça, na quarta eu apenas corro 1 hora e faço abdominais, na quinta costas e bíceps e sexta ombro e trapézio.
    Acha que fazendo desta forma vou retardar meu crescimento já que estou em off?

    ————–

    Não acho não, se o treino não for submáximo, é uma opção a ser testada e deve acontecer com um certo sucesso.

  • zezinho jesus disse:

    estou a tentar melhorar o meu corpo…faz um mes que comecei a treinar..mas estou treinando tods os dias…devo treinar todos os dias?

    ————-

    Desde que não seja o mesmo músculo todos os dias, não há problemas. Deve haver um descanso total de pelo menos 1 dia na semana (geralmente no domingo), mas ainda sou a favor de 2~3 dias de descanso total. Tudo irá depender de como seu treino foi estruturado para você.

  • Gerson disse:

    Olá, bom dia. Ultimamente tenho pensado em praticar exercícios em uma academia, sou magro e alto, quero ganhar massa muscular. Estou preocupado em não obter resultados significantes, pois sei que não é fácil e minha vida acadêmica e financeira não coopera. Qual dica seria fundamental para obter sucesso no meu objetivo?

    ——–

    Dieta, disciplina, foco, paciência, treino pesado e descanso. Não existe milagre e é isso que sempre venho tentando falar nestes 3 anos de site.

  • Marcos disse:

    Olá boa tarde!

    Quem teve uma vida sedentária e resolve fazer musculação, terá mais dificuldade no ganho de massa muscular? Ou é como qualquer pessoa normal?

    ———

    A grosso modo, será como uma pessoa normal.

  • Matheus disse:

    Obrigado por responder! 🙂

    Mas porque tudo integral ?
    Os “Tradicionais” fazem mal ?

    ———

    Falando de maneira grosseira, os “normais” tem um maior pico de glicemia quando chegam ao organismo. Você entenderá melhor sobre controle do pico de glicemia neste artigo: https://dicasdemusculacao.com.br/a-importancia-do-controle-da-glicemia-pos-prandial/

  • Matheus disse:

    Então comer massa é recomendavel pra quem quer ganhar musculo? Tipo pão, bolacha (sem ser aquela recheada, claro), macarrão, batata, bolo …

    Certo ?

    ——–

    Pão Integral, Macarrão Integral, batata doce, são EXCELENTES alimentos para quem quer ganhar massa muscular!

  • Amanda disse:

    Quem chupa muito bombons tem algum problema?
    rsrs

    ——-

    Muitos. Doce não é um alimento nutritivos, apenas calórico. Quando o doce bate no organismo vira insulina e esta é armazenada como gordura (a grosso modo).

  • Danilo disse:

    Eu tenho 17 anos, tenho 1,69cm e peso 50kg, bem magro né?! estou querendo começar a academia e eu quero saber se é possível eu ganha massa muscular, e se existe algo que eu possa tomar que ajude a ter o corpo desejado mais rápido ?
    por que sinceramente eu não acredito, porem tenho muita vontade mesmo de fazer a academia e poder me sentir melhor.
    Obrigado!

    ———–

    Você deve buscar ajuda nutricional, para avaliar toda a sua alimentação e trabalhar nisto. Só assim você poderá chegar o peso que desejar com maior qualidade. Não adianta querer apressar as coisas e depois usar produtos que prejudiquem sua saúde, vá pela alimentação e seja feliz.

  • Pietra disse:

    Oi , eu tenho 16 anos e pretendo começar a fazer a academia mês que vem, sou um pouco magra e sou baixa, como eu poderia começar a fazer os execícios numa academia? quais dicas poderia me dar? quais aparelhos poderiam me dar resultado mais breve?

    ———

    Primeiramente, faça uma avaliação física e depois o orientados da academia irá montar um treino voltado a seus objetivos e necessidades.

  • valter disse:

    Tenho diabetes e quero saber si posso tomar algun tipo de suplimentos para ajudar no ganho de massa muscular faço musculação 3vezes por semana e não sei qual usar.

    Abrço

    obrigado

    ———–

    Pode! Para isso você deve consultar um nutricionista e ver o que melhor se encaixa em sua dieta.

  • Shirley disse:

    Olá, adorei o site!
    Bom, tenho 33 anos, 1,64 de altura e peso apenas 50kg. Morei fora do Brasil e sempre tive um peso adequado lá, eqto que aqui meu peso sempre foi bem abaixo. Tenho a maior dificuldade pra engordar e como pouco, se como a mais faço vomito. Vou seguir direitinho o que li aqui, procurar uma nutricionista e começar a academia. Vc me indica um suplemento e algo que possa tomar para abrir apetite?
    Obrigado pelo texto e ajuda, tudo muito bom!

    Estimulantes de apetite devem apenas ser prescritos por médicos ou nutricionistas.

    M.Sendon
    http://www.facebook.com/marcelosendon
    @marcelosendon

  • Renato disse:

    Toda vez quando eu tomo o suplemento (massa muscular) sinto uma vontade terrivel de vomitar.

    Será que meu organismo rejeitou? devo continuar tomando ou devo trocar?

    Grato!

    ——–

    Se o seu organismo esta rejeitando, não tem jeito, só trocando.

  • Lorena Barbosa disse:

    Olá! Adorei o site! Parabéns, tudo muito bacana!
    Bom, tenho 18 anos e vou começar a malhar. Fui ao médico, fiz vários exames e estou apta para começar a praticar os exercícios. Estou com exatos 70kg e 1,62 de altura. Apesar do meu peso, gostaria de ganhar massa muscular, ficar um pouquinho maior principalmente na área das coxas e glúteos. Tenho 63cm e 106cm, respectivamente, em cada área. Porém, também quero “secar” a gordura abdominal (tenho 74cm de cintura) e gostaria de afinar, se for possível. Tem como, ao mesmo tempo, aumentar e diminuir diferentes áreas? Também gostaria de saber se será necessário o uso de suplementos alimentares, mesmo eu tendo grande facilidade de ganhar peso.

    Você pode enfocar em determinada região, torneando o corpo pouco a pouco, mas, aumentar significa ganhar e diminuir, perder. Portanto, isso acontece no corpo todo (porém, um ou outro por vez).
    Já o uso de suplementos alimentares só entrará quando houver algum tipo de necessidade de complemento dietético. Portanto, ter dieta orientada por um bom profissional é fundamental.

    M.Sendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon
    @marcelosendon

  • THIAGO disse:

    olá parabéns pelo trabalho, tenho 23 anos 1,83m peso 68kg. gostaria muito de ganhar massa muscular e atingir um pesso pelo menos de 78 a 80Kg… tenho muitas dificuldades, nunca fiz academia, nunca tomei suplemento. como faço pra chegar a esse resultado, de forma saudável! Desde já agradeço

    Em primeiro lugar, inicie um trabalho com um bom nutricionista e um bom orientador físico.

    M.Sendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon
    @marcelosendon

  • Rodrigo disse:

    Qual é o mais importante ? Suplementos Pré-treino ou pós-treino ?

    É verdade que a Castanha do Pará é riquíssimo em proteínas ?

    Grato!

    Alimentação pré e pós-treino. Entretanto, se estivermos falando de pre-workouts e o velho “shake pós-treino”, o shake é mais importante.

    M.Sendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon
    @marcelosendon

  • bruno disse:

    boa tarde; me indicaram bcaa para ganho de massa muscular.é bom?

    Não. Bom é dieta, treino, descanso e periodização adequada, além, claro, do acompanhamento profissional.

    M.Sendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon
    @marcelosendon

  • fabricio disse:

    ola queria saber de uma coisa tenho24 anos 1,78 de altura 78kg como bastante e nao engordo queria fazer academia mas tenho duvidas sera que consigo ganhar massa muscular mesmo nao ganhando pesso peço seu conselho valeu abraço.

    Consultar o nutricionista é o primeiro passo.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • Rodrigo disse:

    Quanto tempo posso ficar sem ir a academia sem perder o que eu ganhei ?

    Bom, comerei a malhar desde dezembro e vou todo dia da semana pra academia.
    Já consegui sair do estado de “magreza” que eu estava e agora estou com um corpo bem legal, aumentei 7 KG.

    Todo mundo sabe que o São João tá vindo aí, mas veio aquela dúvida, quanto tempo posso ficar sem ir a academia sem ter que me preocupar com o que eu ganhei todos esses meses ?

    Grato pela resposta!

    ———-

    Depende do motivo, depende da alimentação, depende da sua rotina, enfim, eu não me afastaria mais do que 7 dias, a menos que seja por um motivo que realmente não dê para ir.

  • edilson disse:

    Oi tenho 16 anos não consigo ganhar massa muscular oq devo fazer?

    ——–

    Procurar um profissional de nutrição.

  • mayara disse:

    olar, estou a 8 meses manhando mais me sinto ainda sem resultado o q faço tenho 17 anos ,estou até preucupada, oque faço ? ajude-me estou ficando desesperada …
    agradecida de agora

    ———-

    Deve procurar ajuda de profissionais. Você já foi a um nutricionista? Otimizou sua dieta? E seu educador físico, é de qualidade? Comece a pensar nisto…

  • Graziela disse:

    Olá, faz cerca de 1 mês que estou fazendo academia, 5 dias por semana, frequento as aulas de jump em média de 3 a 4 vezes por semana e faço musculação todos os dias alternando entre braço/perna mas não faço os dois no mesmo dia pois meu professor disse que acabaria fazendo muito esforço fisico e não seria bom para mim. TENho 1,60 de altura e peso 50 kg e eu tenho um pouco de dificuldade para ganhar peso e perco muito rápido rs, gostaria de saber como ganhar massa muscular e finalmente conseguir definir meu corpo (eu estou contente com ele assim mas pra carreira que quero seguir eu preciso ter um corpo “perfeito”) e com quanto tempo de academia eu conseguirei ver alguma mudança no meu corpo, até agora notei que fico com mais disposição e não me canso tão rápido quanto antes

    Isso dependerá da sua individualidade. Logo, é impossível saber ao certo. Normalmente, nos 2 primeiros meses começa-se a notar algumas diferenças. O importante agora é alimentar-se coerentemente, saber descansar e, claro, treinar de maneira adequada.
    Em tempo, acho que sua rotina de treinamentos está muito extensa e, provavelmente vai cair em intensidade. Preste bastante atenção nisso.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • Pedro disse:

    Olá, eu to malhando à 2 meses, tenho 1,85 de altura e peso 81kg to no peso ? Quero ganhar mais massa muscular ,mais atraves de alimentos tipo :macacarrao,frago,batata esse alimentos ajudam mesmo a ganhar massa,e quais os outros tipos de alimentos que ajudam tambem? Aguardando resposta. Obrigado.

    ——–

    Todo alimento deve ser bem utilizado em uma dieta. Não adianta só comer caboidratos, tem de comer proteínas, ingerir lipídios, ver como esta a ingestão de micronutrientes como vitaminas, minerais, ingerir aminoácidos, enfim, são MUITOS alimentos que fazem parte de uma dieta. Procure um nutricionista para melhor elaboração da dieta.

  • André disse:

    Olá… Fui fisiculturista quando tinha 18-19 anos, inclusive participei de campeonato sendo 4º lugar na época. Estou retornando a academia depois de 20 anos, tenho atualmente 38 anos, 1,70m e 83kg. Tenho aquela famosa “barriga de chope”, dura e pontuda, no entanto, meus membros extremos são normais. Quero acabar com a barriga e aumentar a massa muscular, para quem sabe futuramente voltar a competir. Encomendei hoje alguns suplementos: HMB, multivitamínico, termogênico OxyElite Pro, maltodextrina e soy protein (sou vegetariano). Estou com uma dúvida: na academia estou pedalando 20 min. e depois vou puxar o ferro, esse tempo de bicicleta é correto para queimar a gordura localizada ou devo diminui-lo e focar no aumento da massa muscular?

    —-

    Focar no aumento de massa muscular. Trabalho aeróbio JAMAIS antes da musculação.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • clarice disse:

    tenho 42 anos faço academia todos os dia tenho um treino e sigo ele todos os dias com o instrutor mas quero ganhar coxas e bumbum fora a academia tenho algo para ajudar como a alimantaçao oque vc me indica

    ————-

    Só treinar não adianta. Precisa se alimentar bem, descansar bem, treinar bem, periodizar os treinamentos, etc etc etc. Na sua idade fica ainda mais dificil, sem ajuda de profissionais é complicado.

  • fabio disse:

    ola tenho 31 anos 68 kilos 1.72 altura treino musculaçao a muitos anos 3x por semana e estou com dificuldade de ganhar peso mesmo com suplementos quero ganhar mais 10 kilos o que posso fazer

    ———–

    Você seguiu esses 7 passoa a risca? Tente fazer todos os passo que tenho certeza que irá chegar ao seu objetivo.

  • angelica disse:

    mim chamo angelica tenho 1.62 de altura peso 46 quilo e gostaria de chega aos 52 quilos mas tenho dificudade pra ganha e facilidade pra perde o que posso fazer os medicos so mim passa remedio tipo vitamina

    ————-

    No seu casa é o ectomorfismo? Se for, leia este artigo: https://dicasdemusculacao.com.br/ectomorfo-entenda-melhor-sobre-este-biotipo/

  • Sebastiao disse:

    gostei da materia
    estou tentando ganhar massa, tomo proteinas e tenho procurado me alimentar bem e saudavelmente, mais não parei com exercicios aerobicos todos os dias, o que devo fazer, pelo mesmo 3 ou 2 vezez por semana, ou parar de vez

    ———

    Depende de muitos fatores. Falando genericamente assim, você deveria parar. Mas é necessário avaliar toda a sua estrutura, alimentação e etc.

  • Welton Souza disse:

    Olá!
    Parabéns pelo site, muito bom!

    Tenho 22 anos, sou estudante e nunca frequentei academia. Confesso, sou sedentário!
    Pretendo ir quando puder, mas atualmente só consigo pedalar. Tenho duas dúvidas cruéis sobre esse assunto.

    Primeiro: existe uma idade ideal para começar a malhar? Em qualquer idade é possível ganhar massa muscular e modelar o corpo?

    Segundo: sou magro e acredito que seja o meu tipo físico. Nunca fui gordo e acredito que jamais serei. Por mais que eu coma alimentos calóricos não engordo. Com esse tipo físico é possível ganhar muita massa muscular? E em quanto tempo? Ou ganhar massa muscular não depende do tipo físico e sim da intensidade do treinamento?

    Obrigado pelo espaço!
    Abração!

    ——————

    1º – Não existe idade para começar a treinar musculação. Em sua idade esta mais que boa para iniciar e conseguir um bom shape.
    2º – Você então deve ser um ectomorfo (para melhor precisão, procure um nutricionista). Sim é possível ganhar massa muscular com qualquer biotipo, basta que se tenha uma dieta adequada, treinamento, descanso e etc.

  • Ludmila Natane disse:

    Ah sim. Muito obrigada pelo retorno.
    Ótimo trabalho! Adorei!

  • José Fernando disse:

    obg ae viu pela dica

  • Ludmila Natane disse:

    Olá! Bom dia!
    Me chamo Ludmila, tenho 21 anos, 1,52m e 42kg
    Há menos de um ano eu perdi muito peso e estou sem apetite. Voltei a fazer academia agora em janeiro/2012 pra ver se eu consigo melhorar minha aparência, pois estou muito magra. Preciso ganhar corpo(massa) e sei que para tal resultado preciso me alimentar bem, mas estou sem apetite, como sem vontade. O que eu faço?
    Gostaria de saber se fiz bem em voltar á academia ou devo parar, e se posso fazer uso de algum suplemento que me dê esses nutrientes que não tenho.
    Obrigada.

    —-

    Em primeiro lugar, busque auxílio de um nutricionista competente. Ele saberá como estimular seu apetite e, se caso necessário, te encaminhará para algum médico.
    Em segundo, inicie as atividades físicas coerentes com seu objetivo e com a dieta e só depois pense em suplemento caso seja necessário.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • José Fernando disse:

    Boa noite !

    eu tenho 16 anos faço academia a 8 meses e ja tomei alguns suplementos eu tenho 1,65 pesava 56 kg e ganhei so 9 kg. o q vc me recomenda a fazer ?

    Consultar um nutricionista para que ele possa rever sua dieta e otimizar os ganhos.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • vanderlea de Souza Assis disse:

    Tenho 81anos preciso ganhar massa muscular Por que operei o joelho e coloquei uma protesse e não estou andando estou com muita dor na coluna na lombar fui ao medico ele me falou que tenho de ganhar massa muscular o que devo fazer me ajuda obrigado des de já

    Vanderléa de Souza assis

    Em primeiro lugar consultar um educador físico de extrema competência para que ele possa montar um planejamento adequado as suas necessidades e não acabar por piorar a situação.
    Depois, um profissional de nutrição, estabelecendo uma dieta coerente para seu ganho de massa muscular.
    Te desejo boa recuperação!

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • kleber disse:

    olá, sou o kleber, tenho 21 anos de idade, peso 65kg, 1,86m e estou malhando a 7 meses. durante este tempo eu ganhei 6kg, chegando assim aos 65kg. não me alimento tão bem pois trabalho a tarde e um pouco da noite.quero ganhar força, massa e volume muscular sobretudo pras pernas.me indicaram tomar o ‘ monster nitro pack’ e depois o ‘animal pack’. vcs acham que estes packs iram me dar bons resultados ou eu devo tomar um suplemento que acabei de ver na net chamado ‘isofast 50’ antes dos pack, depois dos packs?
    respondam ai!
    valeu!

    ————-

    Acho que você deve procurar um nutricionista para poder elaborar uma boa dieta, baseado em suas necessidades. Nenhum destes suplementos “aleatórios” irá te trazer resultados.

  • Hérbert Campos SAntos disse:

    Olá, Tenho 17 anos como posso ganhar massa, será que consigo ? Tenho medo porque acho que sou muito novo será que causa alguma destorção no meu corpo?
    Se possível me responda . Obrigado.

    Consegue sim. Aliás, é um ótimo momento para começar. Entretanto, procure orientação nutricional e de um profissional de Ed. Física para fazer a coisa certa!

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • Josemar disse:

    faço academia e fiz uma avaliação fisica como pode minha massa muscular ter aumentado mas meu peso não?

    Provavelmente o peso não aumentou, pois, com o aumento da massa muscular, você eliminou gordura também.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • franscisco plato disse:

    gostei de como ganhar mssa obrigado.

  • Luís disse:

    Feliz 2012! Gostaria de ter saber como eu faço para ter uma “barriga tanquinho” sem perder massa muscular….. comecei a correr mas estou com medo de perder massa muscular…. será que é possível conseguir esse resultado? Um abraço e que tenha um 2012 simplismente maravilhoso!

    Dieta coerente e treinamento adequado são as palavras mágicas. Infelizmente, não há outra possibilidade. Foque nos exercícios anaeróbios (musculação) e na dieta para perda de gordura corpórea. Cuidado com exercícios aeróbios, pois, eles podem ser extremamente catabólicos. Leia um pouco sobre HIIT, é o melhor aeróbio hoje em dia.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • Carlos disse:

    Olá, tenho 17 anos e comecei a pouco a academia, so que tenho a cintura muito fina, como posso aumenta-la? existe algum exercicio especifico para isso?

    —-

    Você deveria se sentir privilegiado por isso, rapaz.
    Entretanto, estrutura óssea não se muda! O que você pode tentar fazer é hipertrofiar seus oblíquos.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • Núbia disse:

    ola, adoreeei muito o que você escreveu…
    teria alguma outra forma de ter contato? tenho algumas duvidas e gostaria que voce me esclarecesse.

    Dúvidas podem ser tiradas por aqui!

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • márcio disse:

    ola, meu nome é Márcio, é quero saber quais os suplemetos que iram me ajudar ha ganhar massa muscular, parei algum tempo, mas voltei já faz 2 messe, quero um resultado, imediato mas qual o sulplemento que ira me ajudar ha ganhar massa muscular…

    fé em Deus…

    ——————–

    Primeiro, suplementos devem ser de acordo a necessidade da dieta, por isso é impossível eu te falar algo. E sobre suplementos que ganham massa com resultado imediato, é impossível. Treino + dedicação + alimentação + descanso (não necessariamente nesta ordem).

  • andreia disse:

    tenho 53 kg e 165m,malho a 2 meses sou magra mas tenho gordura localizada na barriga e um pouco de flacidez.o que devo fazer?

    ————–

    Procurar um nutricionista e um educador físico.

  • Aline Ruiz disse:

    Ola´!Sou muito magra e tenho minhas pernas muito finas nao uso vestido por causa disso e por ter 2 filhos quando engordo acumulo tudo no abdome tenho 32 anos, 43 kilos e 1 metro e meio de altura….. o que devo fazer ? quero deixar minhas pernas torneada se for possivel . aguardo resposta.

    Busque auxílio em um nutricionista e inicie as atividades anaeróbias.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • Jilcélia Barbosa disse:

    Olá…
    Gostei muito do artigo sobre massa Muscular. Estou tentando modelar meu corpo, tenho duvidas se vou conseguir pois ja tenho 32 anos e nao sei se o fato da minha idade pode me atrapalhar… Estou fazendo dieta a base de proteina e carboidrotos e suplemnetando também.

    Aguardo respostas.

    Claro que consegue!
    Só ter orientação adequada e força de vontade…
    Um grande exemplo é a conhecia atleta Soninha que iniciou seus treinamentos com mais de 60 anos há uns 5 anos atrás (ou mais, não me recordo) e é atleta profissional de fisiculturismo hoje.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • Olá Marcelo, gostamos muito dos seus artigos, que são escritos de forma simples mas muito objetivos e com informações de qualidade!

    Continue sempre contribuindo para a boa qualidade de informações para aqueles que desejam trilhar o caminho do sucesso para ganhar massa muscular e ter o corpo dos sonhos!

    Abraços!

    Obrigado pelos votos.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • Owned disse:

    Eu por acaso estou com uma % de massa muscular muito boa para a minha idade (16).
    Tenho 44.4% de massa muscular (muito alta > ou = 40%) e apenas 9.2% de massa gorda (normal 10-15%). Mas o meu IMC está abaixo de 20.. Preciso de ganhar peso.

  • leonardo thalles disse:

    quero ganhar massa

    1. abudo disse:

      ola, tenho 26 anos, comecei a carregar pesos há anos atrás, portanto, os resultados positivos estavam emergir, não obstante, o meu corpo começou a minguar mesmo com os exercícios. Até agora estou sem massa muscular, o que deve ser?

      ——

      Dieta e provavelmente o corpo se adaptou aos mesmos exercícios. Tente treinos diferentes, periodizações diferentes, técnicas diferentes e foque na dieta.

    2. Bianca disse:

      Ola, tenho 1,60 e peso 48k, me acho muito magra. Parei de fumar recentemente depois de 15 anos e também sou mãe de um bebê, não tenho a menor ideia por onde começar e gostaria tbm de começar em casa, nada de academia por enquanto !!!! Quero ganhar peso e perder barriga. O que me diz?

      —-

      Não fazemos recomendações de treinos em casa, principalmente para iniciantes, pois sem acompanhamento as chances de lesões são bem maiores. Aconselho a procurar uma academia e organizar a sua alimentação, esses são os passos básicos para começar um aumento de peso saudável.

    3. merian disse:

      Já malho há mais de um ano ainda não conseguir massa muscular o que devo fazer?

      Aliar boa dieta, bom treino e bom descanso. Caso necessário, trabalho com assessorias personalizadas em dietas e treinamentos. Pode entrar em contato.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

    4. Olá.

      Gostei muito do post.

      É uma boa combinação de nutrientes que vai nos trazer bons resultados, suplemento sozinho não faz milagre como muita gente pensa.

      Tenho usado hipercalorico + creatina e tido bons resultados.

      Parabéns pelo conteúdo!!

    5. luciana disse:

      Eu estou malhando tem três meses parei com exercícios aeróbicos em excesso e intensifiquei na musculação já estou obtendo resultados, o que está me incomodando é minha barriga. Estou achando que ela ta maior e a cintura ta mais gorda, o que faço? Pois quero obter massa somente nas pernas.

      Não existe ganhar massa nem perder gordura em uma parte só do corpo, mas sim, no corpo inteiro pelos próprios processos metabólicos, pela necessidade de simetria e equilíbrio muscular e corpóreo. Dessa forma, o corpo inteiro merece e necessita de ênfase. Aliás, não é por acaso que você não obterá bons resultados, inclusive os membros inferiores caso negligencie os superiores.
      Quanto a barriga, dieta correta. Aliando uma boa alimentação aos exercícios devidamente organizados, sinérgicos e com descansos adequados, esse problema será atenuado.

      Caso tenha interesse, trabalhamos com assessorias personalizadas de dietas e treinamentos: https://dicasdemusculacao.com.br/consultoria-online/

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

    6. robson disse:

      Tenho 42 anos e gostaria de ganhar massa muscular e ao mesmo tempo um abdômen defendido, porem meu trabalho é noturno. Qual tipo de treino você me recomeçaria?

      Leia estes dois artigos: https://dicasdemusculacao.com.br/dicas-para-iniciar-o-treinamento-de-musculacao-apos-os-40-anos/ e https://dicasdemusculacao.com.br/quais-os-objetivos-sao-possiveis-apos-os-40-anos/

    7. Camila disse:

      Sei que vai soar estranho o que vou pedir, mas vou tentar mesmo assim.
      Há um mês meu namorado descobriu que tem câncer; desde então perdeu 8 kg. Isso é perigoso, pois pode levar a um quadro de caquexia (emagrecimento extremo), que pode atrapalhar o tratamento.

      Pois bem, já procuramos uma nutricionista na área de oncologia e ela disse que ele não pode:
      comer carne vermelha e derivados de leite – pois geram inflamações no organismo e demandam energia e imunidade para a digestão (uma pessoa saudável não tem problema em gastar essa imunidade na digestão, o que, infelizmente, não é o caso dele). Também deve evitar açúcar (alimento das células cancerígenas).

      Ele pode comer frango, peixe, ovos, castanhas, (pouco carboidrato), frutas e verduras.

      O que vocês recomendariam, baseados nesses alimentos que ele pode ingerir, para ganho de peso ou, ao menos, manutenção dele?

      Qualquer dica ajuda, obrigada! =)

      —-

      Não conheço o caso específico dele, entretanto, o que ela falou tem um fundo de verdade, apesar de, essas serem excelentes fontes alimentares que, inclusive auxiliarão a não perder massa muscular. Entretanto, fica a contradição que, somente pode ser avaliada por profissionais os quais acompanham o caso. Especificamente quanto ao uso do açúcar refinado de mesa (sacarose), concordo por completo, pois, o índice inflamatório dele realmente é algo e ele não apresenta benefícios, em contrapartida.
      Quanto às outras recomendações, concordo com ela, mas, discordo perante às frutas (deve-se avaliar quais frutas e quais quantidades de cada, assim como os momentos de consumo, estão sendo feitas.

      Eu, particularmente, ouviria mais uns 2 profissionais.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

    8. norton disse:

      Muito legal tuas dicas e artigos. Como muitos, procuro ganho de massa muscular, ler artigos ajuda a esclarecer duvidas sobre suplementos e etc, mas sei que o ideal é procurar ajuda de um nutricionista. Parabéns.

    9. André luiz Gomes Mariano disse:

      Olá, tenho muitas duvidas quanto ao que devo fazer para ganhar massa muscular, tenho 18 anos 1.80 m e treino a uma semana, porém ano passado eu treinei por dois meses e tomei uma massa da optimum nutrition de 5.5 k e não obtive ganho algum, seja de massa magra ou não. Agora que voltei a malhar, estou comendo mais do que nunca para ver se consigo resultados, estou com um treino legal e tenho aqui whey protein, creatina, mais uma massa que comprei e quero saber se com apenas uma semana de treino já posso usá-los? E se também você me recomenda mais algum suplemento que possa me ajudar como albumina, BCAA, malto, dextrose ou algum pack? Obrigado.

      Comer muito ou, suplementar não é o caminho. Você necessita ver suas necessidades nutricionais individuais e então sim saber o que e quanto comer.
      Em tempo, a busca de um nutricionista o orientador físico são fundamentais

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.faceboock.com/marcelo.sendon.3

    10. Davi Lima disse:

      Gostei muito do artigo, sou ectomorfo e estou treinando pesado (graças à Deus ^^) gostei muito do artigo, exceto da parte dos “Quanto maior o sacrifício, maior o benefício” nunca concordei com isso de sacrifício, prefiro treinar para ultrapassar meus limites, nunca paro quando estou cansado, só paro depois de atingir o objetivo que tracei antes do treino, mas muitos não se satisfazem com apenas “treinar duro, traçar e cumprir metas” acabam extrapolando, erguem pesos que não aguentam, fazem um número excessivo de repetições, até que no final recorrem aos esteróides anabolizantes, enfim, esse é meu pensamento: treine duro, até suas forças acabarem, MAS NÃO SE SACRIFIQUE, respeite seu corpo, saiba a hora de descansar, e aí sim, depois do descanso, comece tudo outra vez. FLW E FIQUEM COM DEUS, ótimo site, visito todo dia, é muito bom.

    11. Regina disse:

      Oi.Tenho 52 anos e treino há mais de 15 anos, mas percebo que de alguns anos para cá meu corpo mudou: aumento de gordura na parte superior do corpo e diminuição de massa muscular embaixo. Faço hipertrofia na academia, mas li que não se ganha massa nas pernas na minha idade. É realmente verdade ou posso conseguir com um descanso maior entre os treinos e suplementação? Obrigada (os professores da minha academia não respondem minhas dúvidas…)

      —–

      Lógico que pode se ganhar massa nas pernas e em qualquer músculo do corpo. O que você precisa são de bons profissionais, tanto na parte de nutrição, quando na parte física, trabalhando treinos, descansos, periodizações e etc. O uso de suplementos pode ser válido, mas isso terá de ser avaliado na parte nutricional.

    12. andrea disse:

      Olá… Tenho 38 anos e nunca fui de malhar, quero saber se eu tenho chances, de ganhar massa, só com o personal da academia, pois não tenho condições de pagar um um personal só para mim! Meu corpo está perdendo massa muscular, e minhas roupas estão todas largas… Quero ficar bem tonificada mais com aumento de massa no bumbum e nas coxas… Mais de acordo com meu corpo, pois sempre fui magra!

      —-

      Se ele for um bom profissional, se você tiver uma nutrição adequada as suas necessidades, sim, tem chances.

    13. Claudia disse:

      Ok Marcelo! Muito obrigada, vai me ajudar. Já percebi um erro, estou fazendo o aeróbico primeiro, por conta do horário, pois a aula de bike é justamente no horário que estou chegando na academia. O intervalo de 6 horas seria o ideal, pelo que entendi, não é? O difícil é se deslocar duas vezes a academia…. Enfim, vou remanejar o horário, musculação primeiro. A propósito, isso seria por que? Porque é melhor o aeróbico depois? Na verdade, eu quero o que me faça emagrecer e um pouco rígida, mas sem ficar grande, entende? Rs. Novamente, muito obrigada pela atenção!

      —-

      Pois o aeróbio antes irá gastar o estoque de glicogênico do músculo e na hora de treinar, você não terá a mesma disposição, força, intensidade e etc (a grosso modo de dizer).

    14. Claudia disse:

      Ola! Meu objetivo é emagrecer, perder gordura, afinando, pois já tenho por natureza pernas e braços grossos. Minha dúvida é a seguinte: posso combinar musculação e aeróbicos para emagrecer? Atualmente vou a academia de seg a sab. Spinning ou esteira todos os dias. Seg, qua e sex treino perna e terça e quinta braço. Sabado somente aeróbico e alongamento. Ah, na musculação, a cada duas series, corro 3 min. na esteira. Tenho medo de não emagrecer, pelo contrario, ficar mais volumosas. Mas tenho medo da flacidez também, claro. Sua opinião seria bastante importante. Obrigada e um grande abraço. Obs. Estou fazendo dieta alimentar também.

      —–

      Pode fazer os dois sim, desde que seja com pelo menos 6 horas de distância, caso não consiga, após o treino. Repeite sua individualidade e alimente-se bem de acordo com seus objetivos. Este é o caminho. Outra coisa o treino de pernas esta bastante volumoso, 3x na semana, acho demais, diminua e dê uma descanso maior ao seu corpo do que só o domingo.

    15. Gracielle disse:

      Olá Marcelo, tudo bem?

      Estou fazendo acompanhamento nutricional há sete meses e malhando. Tenho 1,75 de altura e peso hoje 63kg. Neste período baixei meu percentual de gordura, ganhei pouca massa muscular, mas não consegui chegar no peso estipulado 66kg. Sou vegetariana há anos e por isso faço uso de suplemento proteíco, hoje o PRO COMPLEX da optimum e também maltodextrina durante e dps dos treinos. Tenho o metabolismo muito acelerado e hoje minha dieta chega a 4300 calorias. O que acha da dificuldade em aumentar o peso, de ganhar muscular? Devo persistir …. Obrigado.

      ——

      Temos dois poréns ai, o primeiro você tem dificuldade para ganho de massa, segundo é vegetariana e não ingeri proteínas e aminoácidos presentes em carnes. Não é nada impossível de ganhar massa sendo vegetariana, basta ter protocolos certos, suplementos certos e um acompanhamento de quem entende de vegetarianismo.

    16. EDNALDO disse:

      Bom dia!
      Tenho 50 anos, 1,70m, 67kg, nunca pratiquei nenhuma atividade física, porém gostaria de saber se agora com essa idade tenho condições de adquirir massa muscular e quanto tempo levaria pra sentir os primeiros resultados.

      ——-

      Sim, pode muito bem conseguir o corpo que desejar. Quanto a tempo é impossível de prever.

    17. Alice disse:

      Olá! Boa noite! Tenho 27 anos, 59 kg, 1.65m. Desde os 14 anos possuo o mesmo corpo! Estava satisfeita com minhas medidas até 1 ano atrás, quando de repente comecei a perder peso sem fazer dieta. Não sei o que houve! “Perdi” pernas e também bumbum, e antes disso era muito satisfeita com meu corpo. Depois disso, fiquei até depressiva, entristecida ao colocar uma roupa e vir que já não fica bom como antes… Enfim, tenho muita indisposição e me falta tempo para malhar também. Mas gostaria de saber, no meu caso, que suplementos posso tomar para ganhar massa, aliados à malhação, claro?! Tenho receio de tomar o que qualquer pessoa indica e engordar ou causar algum dano à saúde. Pode, por gentileza, me ajudar? Desde já, agradeço!

      —-

      Dieta e treinamento adequado são a chave. Logo, busque um bom nutricionista e orientador físico. Observe a aba de assessorias do site. Caso tenha interesse, entre em contato.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    18. Dyanna gomes disse:

      Estou eu aqui novamente para pedir-lhe uma opinião. Eu escrevi em outro tópico que falava sobre anabolizantes, mas já desisti dessa ideia maluca, pois minha prima de 27 anos tomou um tal de m-drol e ficou gostosona, mas vi ela depois de 4 meses que ela parou de malhar e ela ta magrinha e flácida. Mas vamos ao que interessa! Mês que vem completa um ano que eu estou malhando, já mandei minhas medidas pra você antes… Bem, semana passada comecei a usar creatina (creatine xt radical usa) tomo depois do treino uma colher de chá misturada com água (indicado pelo meu instrutor) Queria saber de você se ta certo desse jeito e se eu poderia usar outro suplemento que me ajudasse a ganha massa num período curto de tempo, eu malho no minimo 4 vezes por semana as vezes 5. Não faço aeróbicos e sigo a risca esses passos que você indicou, sempre bebi muita água e agora que estou usando a creatina bebo mais ainda, no min 3 litros por dia! Me responda de maneira clara por favor…bjos!

      ——

      De maneira clara, a creatina não esta errada, mas pode melhorar, adicionando um carboidrato de alto índice glicêmico junto, como Waxy Maize. Outros suplementos não dá para indicar, pois depende das necessidades de cada um. Suplementos são para complementar a sua dieta, busque ajuda nutricional para ter melhor resultado.

    19. Keila disse:

      Olá! Tenho 21 anos, 1,64 e 59 kg. Estava malhando a 6 meses, com foco em ganho de massa, principalmente nas pernas, era um treino pras pernas e um pro glúteo. Trocaram minha ficha (outro instrutor), dizendo que esse tipo de treino não me faria ganhar nada e colocaram exercicio pra perna e gluteo somente 1 vez por semana. É possivel ganhar massa assim? Quantas vezes é necessario malhar o mesmo membro na semana para ter hipertrofia? Muito obrigada!

      ——-

      Se for bem executado e elaborado, uma vez por semana é o suficiente para hipertrofia.

    20. Ricardo Bruno disse:

      Olá! Tenho 25 anos, 1.87, atualmente estou com 80 Kg, e meu objetivo é ganhar 5 Kg só de massa.
      1. Este 5 Kg surtirão um efeito significativo na aparência?
      2. Qual seria o melhor método de treino, Ex: 5 vezes na semana?
      3. Em quanto tempo poderia ganhar esses 5 Kg massa?
      4. É necessário suplemento?
      5. E qual a melhor forma de eliminar a barriga adquerida pelo excesso de alimentação para ganhar o peso que tenho hoje?
      Agradeço a atenção, e parabéns pelas dicas até então, vou procurar segui-las!

      ——-

      1 – Sim;
      2 – Não existe melhor método, leia este artigo: https://dicasdemusculacao.com.br/existe-o-melhor-metodo-de-treinamento/;
      3 – Não existe esta resposta. Pode ser em um mês como pode ser em 10 meses, vai depender de inúmeros fatores;
      4 – Não, mas ajuda bastante;
      5 – Dieta, aeróbio, treino de musculação e descanso.

    21. Neto disse:

      Boa tarde! Tenho 1,70 e peso 63 Kg!
      Gostaria de saber se esse peso é normal para minha idade, me acho magro e queria engordar… Tentei de tudo, desde de vitaminas até suplementos…
      Mas nada deu certo.
      Estou pensando em entrar na academia, e malhar uma hora por dia, é uma boa ideia ?
      Obrigado! Parabéns pelas dicas.

      ——

      Primeiro não sei sua idade, mas a grosso modo, você não esta tão abaixo do peso para seu tamanho. Quanto a entrar na academia, sim é uma ótima forma, desde que você se alimente com qualidade e que supra as suas necessidades.

    22. Simone disse:

      Olá, tenho 49 anos, sempre fui magra e, já a algum tempo, não pratico atividade física em academias, somente faço 3 vezes por semana caminhada de 8 quilometros ida e volta. Quero entrar na academia e fazer musculação para definir meu corpo. Tenho 1 metro e 73 de altura e peso 60 quilos. Quanto tempo levarei, aproximadamente, para começar a ver os resultados? Obrigado.

      ——

      Se fizer tudo certo, com acompanhamento nutricional, hormonal e físico, pelo menos 365 dias.

    23. sarah disse:

      Adorei as suas dicas!! Tenho 40 anos e há 2 meses estou fazendo exercícios aeróbicos 40min – 50min – 4 a 5x por semana para perder uns 2-3 quilos. Mas quero também dar uma enrijecida nos braços que estão moles. Como conseguir as duas coisas se você diz que aeróbico e anaeróbica não combinam? Aguardo. Obrigada e parabéns!

      —–

      Definindo objetivos por vez. Cada vez é um objetivo. Não dá para conseguir ao mesmo tempo duas coisas que são opostas.

    24. Andre disse:

      Ola, tenho 17 anos, mais ou menos 1,70m, 61kg, bf mais ou menos 15%.
      E eu queria saber se é possível eu ganhar massa muscular, mas já definindo o peitoral, os braços e o abdômen?

      O ganho de massa muscular é um processo inverso ao de definição. Portanto, faça um, depois o outro.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.co/marcelosendon

    25. allan kardec dos santos de oliveira disse:

      Muito legal essas dicas pra ganhar massa, confesso que vou agora malhar corretamente, e comer muita frutas e legumes. Essas dicas me ajudaram muito a desembaraçar as ideias de como ganhar massa muscular! Obrigado abraço.

    26. alcione rodrigues disse:

      Meu objetivo é ganhar massa muscular, comecei a 2 semanas o treino, porém descobri q gosto de correr, não quero parar com a corrida, como faço para conciliar os 2?

      Alterne os dias de musculação e corrida.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    27. Lucas Silva disse:

      Olá, tenho 15 anos, peso 55 quilos e queria saber se eu já posso fazer algum tipo de exercício físico e quais eu poderia fazer, não como nenhum tipo de verdura, será que isso influencia por eu ser magro? Agradeço desde já pela atenção e respondam por favor, queria muito tirar essa minha dúvida! 🙂

      ——-

      Pode fazer sim, desde que acompanhado de um médico e de um educador físico. Quanto a alimentação, sem verduras e sem legumes, é difícil conseguir suprir as necessidades de vitaminais e sais minerais do corpo. São bastante necessários ao organismo.

    28. ivani martins ribeiro disse:

      Tenho 60 anos, comecei a frequentar a academia há 1 ano, mas não estou vendo muito resultado quanto ao ganho de massa nos braços. O que devo fazer?

      Buscar orientação nutricional e física adequadas.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    29. Mariane de paula disse:

      Tomo creatina manipulada. Quantas gramas devo tomar por dia? Tomo 9 gramas por dia é muito?

      Este artigo responde a questão:

      https://dicasdemusculacao.com.br/creatina-saiba-como-fazer-a-saturacao/

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    30. mf disse:

      eu gostei e vou fazer

    31. marcos disse:

      Olá tudo bem? Adorei essas dicas sobre musculação.
      Tenho 26 anos e faço academia (musculação) gostaria de saber se a maltodextrina é boa para ganho de massa muscular. Sei que ela é usada como energético, mas gostaria de saber se é bom pra hipertrofia de massa muscular.

      ———-

      Só o malto não irá ajudar em muita coisa. Você precisa auxiliar este malto a alguns outros suplementos como creatina, whey protein e etc. Tudo deve estar de acordo com suas necessidades individuais. Por isso, buscar ajuda de um profissional é mais do que necessário.

    32. Debora disse:

      Marcelo,

      Olá tudo bem?
      Tenho 32 anos, 1,58m e estou com 53,4kg, nesse ano de 2012 emagreci demais devido correria de trabalho, reeducaçção alimentar, eu estava com 65kg em janeiro e há 5 meses voltei a me alimentar mais e mais vezes, mas nao sei se devido meu metabolismo ter mudado não consigo engordar mais se como muito acabo passando mal, só venho emagrecendo, perdi seios (só silicone pra corrigir), gluteos, coxas finas, e a unica coisa que mudou pra melhor na minha opnião foi meu abdomen q ficou retinho, mas está tudo mole devido flacidez, mas sem acumulo de pele sabe, gostaria de ganhar massa muscular, ficar encorpada mas magra, mas tenho medo de comer como antes pq a regiao que acumula gordura facilmente em mim é a barriga, o que devo fazer?

      Abraços, Obrigado.

      Buscar auxílio nutricional para que ele/ela possa avaliar suas necessidades nutricionais e então propor um bom protocolo dietético.
      Caso não consiga comer o suficiente, a adição de shakes é eficiente.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    33. KAIRO disse:

      Os produtos da herba life, proteina isolada de soja, as vitaminas que oferecem, são as proteínas recomendadas? (Caso conheça os produtos)

      Não use isso. Aliás, recentemente a marca foi processada por PROPAGANDA ENGANOSA!

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    34. KAIRO disse:

      Sou diabético, 49a, 1,74alt. 60kg. Tentando ganhar massa muscular – academia – durmo pouco. Quais exercícios devo evitar? Quais alimentos são recomendados (proteinas)?

      Meus agradecimentos e seja recompensada(o) em saúde e bem viver

      Caso não haja restrição médica, nenhum.
      Quaisquer uma de alto valor biológico.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    35. Eliana disse:

      Oi, tinha um corpo bacana “tipo gostosa”, mas devido a uma desilusão amorosa, emagreci e acabei perdendo o que chamava mais atenção em mim, que eram minhas coxas e bumbum. do 40 passei a vestir 36. Já se passaram 6 meses e nada voltou ao normal e como quero meu corpo de volta, sou obrigada a enfrentar academia. Aproximadamente em quanto tempo começarei a ver resultados?

      ————-

      Não existe tempo certo. Caso queira otimizar este tempo e também os ganhos será necessário acompanhamento de um nutricionista e de um educador físico. Porém colocar em tempo, não há esta medição.

    36. tania disse:

      Quando entrei na academia pesava 47kg depois de sete meses fiquei com 56kg. Malho três vezes na semana, estou com um ano e dois meses e agora peso agora 52kg. Sera pq estou malhando pesado, não consigo mais aumenta pq?

      Provavelmente por problemas relacionados a dieta, treino e descanso.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    37. Rafaela disse:

      Olá! Eu tenho dezesseis anos, um metro e sessenta e cinco de altura e peso quarenta quilos. Queria saber se tem problema eu começar a malhar sendo magra assim? Não queria tomar suplementos, pois tenho medo de que com o passar do tempo esses suplementos deem gorduras localizadas e acne. Obrigada!

      Não há problema algum a não ser alguma determinação médica perante a algum tipo de doença.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    38. morgana disse:

      olá, parabéns pelo artigo,é muito interessante! Comecei na academia há mais ou menos um mês, o meu objetivo é fazer exercício, pra não ter uma vida sedentária e também ganhar um pouco de massa nas coxas, glúteos e panturrilhas e perder uma gordurinha localizada na barriga, o meu peso é 56kg e tenho 1,65m. Vi no seu artigo que deve-se evitar exercícios aeróbicos, mas meu instrutor manda eu fazer 15 minutos de esteira, sempre que vou pra academia, isso é adequado. Em qual medida deve-se fazer esses exercícios aeróbicos no meu caso.

      abraços!

      ——————

      Este artigo são de dicas para ganho de massa e pelo que estou vendo, você ainda esta com problemas para definir seu objetivo. Veja bem, não há como ganhar massa e perder peso ao mesmo tempo e perder “gordura localizada não existe”. Primeiro saiba qual seu objetivo, para depois tentar traçar algumas estratégias e métodos.

    39. fabiano mendes disse:

      olá, gostei muito do site, ajuda bastante quem tem dúvidas a respeito de musculação, gostaria de saber se posso treinar para ganho de massa muscular e ao mesmo tempo praticar abdominais, pois tenho gordura localizada, desde já agradeço a atenção.

      ———-

      Pode sim, não há problema algum!

    40. Eduardo disse:

      Olá, tenho 12 anos, 1m e 55 de altura e 50kg. Sou um pouquinho pesado, mas sou bastante magro, meus ossos aparecem bastante. Quero ganhar massa muscular, mas tenho medo de comecar a fazer exercícios e interromper meu crescimento. Tem algum problema comecar a tomar suplementos e a me exercitar? Atrapalhará meu desenvolvimento? Serei grato se me respondesse.

      ————

      Se você se exercitar de acordo com um educador físico e usar suplementos de acordo com suas necessidades analisadas por um profissional de nutrição, creio que não há problemas.

    41. Felipe disse:

      É recomendado treinar 2 vezes ao dia?

      Tipo manhã e tarde?

      Essa pode ser uma excelente estrategia ou um péssimo desastre, a depender do indivíduo e de sua resposta ao protocolo. Como saber? Empirismo, infelizmente.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    42. hernany disse:

      ola sou hernany o meu sonho é ser modelo o que posso fazer para ganhar mais altura

      Rezar.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    43. Rodrigo disse:

      Eu treino de manhã, então no meu caso, qual seria a melhor opção?

      1ª = Albumina ao acordar (antes do café da manhã), Whey Protein após o treino, e albumina antes de dormir.

      Ou

      2º = Whey Protein ao acordar (antes do café da manhã), Whey Protein após o treino, e albumina antes de dormir.

      Dessas 2, qual é a melhor?

      Grato!

      ————-

      Irá depender muito das necessidades de cada individuo. Nos dois casos não “há erro”, mas para saber qual o melhor para você, só lhe conhecendo.

    44. tarcisio disse:

      Qual alimentação ou suplementos q posso tomar para q eu posso ganhar peso em massa muscular? De preferencia com muita proteina.

      Como poderíamos adivinhar sem conhecer suas necessidades individuais????
      Que tal consultar um nutricionista??

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    45. Glaicon Teles disse:

      Gostei dos artigos ! muito bem explicados ! Parabéns !

    46. Ana disse:

      Olá, ano passado eu perdi cerca de 13kg por causa de stresse e esse ano estou na academia há 6 meses buscando ganhar massa, mas tenho um problema: queria sabe que tipo de exercicio eu faço pra aumentar a area que fica do lado do bumbum? quando eu emagreci ficaram 2 “buracos” ao lado do bumbum, e agora que ganhei muita massa nas coxas ficou um aspecto estranho. Obrigada 😀

      Ganha-se e perde-se massa gorda/magra no corpo todo, não em uma região específica.
      Porém, para trabalhar a região especificamente, exercícios como o agachamento são de lei. Depois, claro, os isoladores como 4 apoios, mesas flexoras buscando uma máxima fase concêntrica, levantamentos Terra e Stiffs etc

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    47. Roseni disse:

      Olá, tenho 16 anos , peso 58kg e gostaria de começar a malhar, quero ganahr massa muscular, sou muito magra rs
      gostaria que me dessem dicas, quais exercicios fazer, qual suplemento tomar, obg 🙂

      ————-

      Comece seguindo as dicas neste artigo.

    48. raquel disse:

      Com objetivo de ficar definida, quando vou a academia sempre me colocam pra fazer esteira por periodo de 20 a 30 min correndo, depois pegam pesado na musculaçao. Outro dia li uma materia que dizia q aerobicos teriam q ser feitos apos treino de musculação, me de uma dica do que fazer, que tipo de exercicios. Tu bem q podia postar uma materia de treinamento para ganho e definição dos musculos.
      Obrigada,

      —————

      Realmente não é o ideal fazer aeróvbio antes do treino, se for para fazer junto, que seja depois. O ideal mesmo é dar um intervalo de 8h do aeróbio para anaeróbio. Quanto a materias para ganhar e definir não tem como eu fazer, pois é algo que eu considero “impossível”.

    49. Tiago Primo disse:

      Oi!
      Porque os músculos das pernas são difíceis de desenvolver?
      Quantas vezes é recomendado treinar os músculos das pernas em 1 semana?
      Quando ingerimos proteínas a distribuição é prporcional para todos os músculos ou só aqueles que exercitamos com maior frequência?
      Qual alimento é mais adequado para ganhar massa muscular nas pernas?

      Obrigado!

      Podem até ser no seu caso por sua genética, entretanto, não existe um músculo fácil ou outro difícil, mas os que cada um tem mais facilidade e mais dificuldade. Tudo isso, por questões, principalmente genéticas, mas, também por treinamentos e/ou protocolos incorretos, dieta inadequada etc.
      Não existe uma regra de X de treinamento, mas, aquela forma que melhor se adapta a você.
      Difícil saber isso, tanto porque quase tudo no corpo é constituído de proteínas, logo, elas não são sintetizadas apenas nas células musculares. Mas, obviamente, se treinarmos apenas os braços e não treinarmos pernas, a tendência maior é que se desenvolvam melhor eles do que elas. Mas, isso não é porque “vai mais proteína pros braços” (tanto porque proteínas não são absorvidas pelo corpo, mas sim, aas) e sim porque o estímulo e os mecanismos de síntese estão acontecendo lá.
      Não existe alimento adequado pra ganhar massa muscular nas pernas.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      wwww.facebook.com/marcelo.sendon

    50. Gabriel disse:

      Olá!
      Existe algum tipo de “limite” de crescimento dos musculos? Se sim, depende de que? Da idade? Do organismo? Da genetica de cada um?

      Obrigado!

      Sim. Código genético.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    51. Matheus Henrique disse:

      Olá, Tenho 18 anos, 1,89m, peso 68.5kg e entrei para a academia. Creio que tenho uma certa “tendencia” a ser magro… Gostaria de saber se com uma alimentação saudavel, descanso e muita dedicação, eu consigo algum resultado visivel (em relação ao ganho de massa muscular) em mais ou menos 6 meses? Se não, em quanto tempo? (Obs: Frequento a academia de segunda a sexta.)
      Obrigado!

      Provavelmente começará a notar diferenças sim, se tudo estiver bem estruturados.
      O tempo pro resultados, final vai depender de fatores próprios genéticos, dedicação e, claro, recursos financeiros.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    52. Cristiane Paula Dantas disse:

      Boa tarde.
      Meu nome é Cristiane, tenho 24 anos, peso 52kg, tenho 1m 58cm, não estou contente com meu corpo, me acho magra. Estou fazendo academia há poco tempo e estou tomando Maltodextrim com Creatina
      Será que no futuro pode me fazer mal?
      Tomar esses suplementos pode engordar?

      O ideal agora é ir a um nutricionista para que ele adeque sua dieta.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    53. Tiago henrique disse:

      Olá, Eu tenho 23 anos, 1,92 de altura, peso 72 kg, sou muito magro,e me alimento muito bem,só que nao ganho peso, o que vc me indica a fazer ? desde já agradesço pela resposta, Muito Grato!!!!
      abraços !

      Consultar um nutricionista para que ele planeje adequadamente sua alimentação e, um bom orientador físico para prescrição dos exercícios.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    54. filipe turma savin disse:

      Em relação a dica numero 5:

      5 – Pare com os exercícios aeróbicos em excesso

      Atualmente estou em OFF, e estou tendo bons ganhos de massa muscular, porém trabalho em uma escolinha de futebol e está atrapalhando em meu condicionamento físico.
      Para não atrapalhar meu condicionamento estou treinando assim:
      Perna/panturrilha segunda, peito e tríceps na terça, na quarta eu apenas corro 1 hora e faço abdominais, na quinta costas e bíceps e sexta ombro e trapézio.
      Acha que fazendo desta forma vou retardar meu crescimento já que estou em off?

      ————–

      Não acho não, se o treino não for submáximo, é uma opção a ser testada e deve acontecer com um certo sucesso.

    55. zezinho jesus disse:

      estou a tentar melhorar o meu corpo…faz um mes que comecei a treinar..mas estou treinando tods os dias…devo treinar todos os dias?

      ————-

      Desde que não seja o mesmo músculo todos os dias, não há problemas. Deve haver um descanso total de pelo menos 1 dia na semana (geralmente no domingo), mas ainda sou a favor de 2~3 dias de descanso total. Tudo irá depender de como seu treino foi estruturado para você.

    56. Gerson disse:

      Olá, bom dia. Ultimamente tenho pensado em praticar exercícios em uma academia, sou magro e alto, quero ganhar massa muscular. Estou preocupado em não obter resultados significantes, pois sei que não é fácil e minha vida acadêmica e financeira não coopera. Qual dica seria fundamental para obter sucesso no meu objetivo?

      ——–

      Dieta, disciplina, foco, paciência, treino pesado e descanso. Não existe milagre e é isso que sempre venho tentando falar nestes 3 anos de site.

    57. Marcos disse:

      Olá boa tarde!

      Quem teve uma vida sedentária e resolve fazer musculação, terá mais dificuldade no ganho de massa muscular? Ou é como qualquer pessoa normal?

      ———

      A grosso modo, será como uma pessoa normal.

    58. Matheus disse:

      Obrigado por responder! 🙂

      Mas porque tudo integral ?
      Os “Tradicionais” fazem mal ?

      ———

      Falando de maneira grosseira, os “normais” tem um maior pico de glicemia quando chegam ao organismo. Você entenderá melhor sobre controle do pico de glicemia neste artigo: https://dicasdemusculacao.com.br/a-importancia-do-controle-da-glicemia-pos-prandial/

    59. Matheus disse:

      Então comer massa é recomendavel pra quem quer ganhar musculo? Tipo pão, bolacha (sem ser aquela recheada, claro), macarrão, batata, bolo …

      Certo ?

      ——–

      Pão Integral, Macarrão Integral, batata doce, são EXCELENTES alimentos para quem quer ganhar massa muscular!

    60. Amanda disse:

      Quem chupa muito bombons tem algum problema?
      rsrs

      ——-

      Muitos. Doce não é um alimento nutritivos, apenas calórico. Quando o doce bate no organismo vira insulina e esta é armazenada como gordura (a grosso modo).

    61. Danilo disse:

      Eu tenho 17 anos, tenho 1,69cm e peso 50kg, bem magro né?! estou querendo começar a academia e eu quero saber se é possível eu ganha massa muscular, e se existe algo que eu possa tomar que ajude a ter o corpo desejado mais rápido ?
      por que sinceramente eu não acredito, porem tenho muita vontade mesmo de fazer a academia e poder me sentir melhor.
      Obrigado!

      ———–

      Você deve buscar ajuda nutricional, para avaliar toda a sua alimentação e trabalhar nisto. Só assim você poderá chegar o peso que desejar com maior qualidade. Não adianta querer apressar as coisas e depois usar produtos que prejudiquem sua saúde, vá pela alimentação e seja feliz.

    62. Pietra disse:

      Oi , eu tenho 16 anos e pretendo começar a fazer a academia mês que vem, sou um pouco magra e sou baixa, como eu poderia começar a fazer os execícios numa academia? quais dicas poderia me dar? quais aparelhos poderiam me dar resultado mais breve?

      ———

      Primeiramente, faça uma avaliação física e depois o orientados da academia irá montar um treino voltado a seus objetivos e necessidades.

    63. valter disse:

      Tenho diabetes e quero saber si posso tomar algun tipo de suplimentos para ajudar no ganho de massa muscular faço musculação 3vezes por semana e não sei qual usar.

      Abrço

      obrigado

      ———–

      Pode! Para isso você deve consultar um nutricionista e ver o que melhor se encaixa em sua dieta.

    64. Shirley disse:

      Olá, adorei o site!
      Bom, tenho 33 anos, 1,64 de altura e peso apenas 50kg. Morei fora do Brasil e sempre tive um peso adequado lá, eqto que aqui meu peso sempre foi bem abaixo. Tenho a maior dificuldade pra engordar e como pouco, se como a mais faço vomito. Vou seguir direitinho o que li aqui, procurar uma nutricionista e começar a academia. Vc me indica um suplemento e algo que possa tomar para abrir apetite?
      Obrigado pelo texto e ajuda, tudo muito bom!

      Estimulantes de apetite devem apenas ser prescritos por médicos ou nutricionistas.

      M.Sendon
      http://www.facebook.com/marcelosendon
      @marcelosendon

    65. Renato disse:

      Toda vez quando eu tomo o suplemento (massa muscular) sinto uma vontade terrivel de vomitar.

      Será que meu organismo rejeitou? devo continuar tomando ou devo trocar?

      Grato!

      ——–

      Se o seu organismo esta rejeitando, não tem jeito, só trocando.

    66. Lorena Barbosa disse:

      Olá! Adorei o site! Parabéns, tudo muito bacana!
      Bom, tenho 18 anos e vou começar a malhar. Fui ao médico, fiz vários exames e estou apta para começar a praticar os exercícios. Estou com exatos 70kg e 1,62 de altura. Apesar do meu peso, gostaria de ganhar massa muscular, ficar um pouquinho maior principalmente na área das coxas e glúteos. Tenho 63cm e 106cm, respectivamente, em cada área. Porém, também quero “secar” a gordura abdominal (tenho 74cm de cintura) e gostaria de afinar, se for possível. Tem como, ao mesmo tempo, aumentar e diminuir diferentes áreas? Também gostaria de saber se será necessário o uso de suplementos alimentares, mesmo eu tendo grande facilidade de ganhar peso.

      Você pode enfocar em determinada região, torneando o corpo pouco a pouco, mas, aumentar significa ganhar e diminuir, perder. Portanto, isso acontece no corpo todo (porém, um ou outro por vez).
      Já o uso de suplementos alimentares só entrará quando houver algum tipo de necessidade de complemento dietético. Portanto, ter dieta orientada por um bom profissional é fundamental.

      M.Sendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon
      @marcelosendon

    67. THIAGO disse:

      olá parabéns pelo trabalho, tenho 23 anos 1,83m peso 68kg. gostaria muito de ganhar massa muscular e atingir um pesso pelo menos de 78 a 80Kg… tenho muitas dificuldades, nunca fiz academia, nunca tomei suplemento. como faço pra chegar a esse resultado, de forma saudável! Desde já agradeço

      Em primeiro lugar, inicie um trabalho com um bom nutricionista e um bom orientador físico.

      M.Sendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon
      @marcelosendon

    68. Rodrigo disse:

      Qual é o mais importante ? Suplementos Pré-treino ou pós-treino ?

      É verdade que a Castanha do Pará é riquíssimo em proteínas ?

      Grato!

      Alimentação pré e pós-treino. Entretanto, se estivermos falando de pre-workouts e o velho “shake pós-treino”, o shake é mais importante.

      M.Sendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon
      @marcelosendon

    69. bruno disse:

      boa tarde; me indicaram bcaa para ganho de massa muscular.é bom?

      Não. Bom é dieta, treino, descanso e periodização adequada, além, claro, do acompanhamento profissional.

      M.Sendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon
      @marcelosendon

    70. fabricio disse:

      ola queria saber de uma coisa tenho24 anos 1,78 de altura 78kg como bastante e nao engordo queria fazer academia mas tenho duvidas sera que consigo ganhar massa muscular mesmo nao ganhando pesso peço seu conselho valeu abraço.

      Consultar o nutricionista é o primeiro passo.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    71. Rodrigo disse:

      Quanto tempo posso ficar sem ir a academia sem perder o que eu ganhei ?

      Bom, comerei a malhar desde dezembro e vou todo dia da semana pra academia.
      Já consegui sair do estado de “magreza” que eu estava e agora estou com um corpo bem legal, aumentei 7 KG.

      Todo mundo sabe que o São João tá vindo aí, mas veio aquela dúvida, quanto tempo posso ficar sem ir a academia sem ter que me preocupar com o que eu ganhei todos esses meses ?

      Grato pela resposta!

      ———-

      Depende do motivo, depende da alimentação, depende da sua rotina, enfim, eu não me afastaria mais do que 7 dias, a menos que seja por um motivo que realmente não dê para ir.

    72. edilson disse:

      Oi tenho 16 anos não consigo ganhar massa muscular oq devo fazer?

      ——–

      Procurar um profissional de nutrição.

    73. mayara disse:

      olar, estou a 8 meses manhando mais me sinto ainda sem resultado o q faço tenho 17 anos ,estou até preucupada, oque faço ? ajude-me estou ficando desesperada …
      agradecida de agora

      ———-

      Deve procurar ajuda de profissionais. Você já foi a um nutricionista? Otimizou sua dieta? E seu educador físico, é de qualidade? Comece a pensar nisto…

    74. Graziela disse:

      Olá, faz cerca de 1 mês que estou fazendo academia, 5 dias por semana, frequento as aulas de jump em média de 3 a 4 vezes por semana e faço musculação todos os dias alternando entre braço/perna mas não faço os dois no mesmo dia pois meu professor disse que acabaria fazendo muito esforço fisico e não seria bom para mim. TENho 1,60 de altura e peso 50 kg e eu tenho um pouco de dificuldade para ganhar peso e perco muito rápido rs, gostaria de saber como ganhar massa muscular e finalmente conseguir definir meu corpo (eu estou contente com ele assim mas pra carreira que quero seguir eu preciso ter um corpo “perfeito”) e com quanto tempo de academia eu conseguirei ver alguma mudança no meu corpo, até agora notei que fico com mais disposição e não me canso tão rápido quanto antes

      Isso dependerá da sua individualidade. Logo, é impossível saber ao certo. Normalmente, nos 2 primeiros meses começa-se a notar algumas diferenças. O importante agora é alimentar-se coerentemente, saber descansar e, claro, treinar de maneira adequada.
      Em tempo, acho que sua rotina de treinamentos está muito extensa e, provavelmente vai cair em intensidade. Preste bastante atenção nisso.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    75. Pedro disse:

      Olá, eu to malhando à 2 meses, tenho 1,85 de altura e peso 81kg to no peso ? Quero ganhar mais massa muscular ,mais atraves de alimentos tipo :macacarrao,frago,batata esse alimentos ajudam mesmo a ganhar massa,e quais os outros tipos de alimentos que ajudam tambem? Aguardando resposta. Obrigado.

      ——–

      Todo alimento deve ser bem utilizado em uma dieta. Não adianta só comer caboidratos, tem de comer proteínas, ingerir lipídios, ver como esta a ingestão de micronutrientes como vitaminas, minerais, ingerir aminoácidos, enfim, são MUITOS alimentos que fazem parte de uma dieta. Procure um nutricionista para melhor elaboração da dieta.

    76. André disse:

      Olá… Fui fisiculturista quando tinha 18-19 anos, inclusive participei de campeonato sendo 4º lugar na época. Estou retornando a academia depois de 20 anos, tenho atualmente 38 anos, 1,70m e 83kg. Tenho aquela famosa “barriga de chope”, dura e pontuda, no entanto, meus membros extremos são normais. Quero acabar com a barriga e aumentar a massa muscular, para quem sabe futuramente voltar a competir. Encomendei hoje alguns suplementos: HMB, multivitamínico, termogênico OxyElite Pro, maltodextrina e soy protein (sou vegetariano). Estou com uma dúvida: na academia estou pedalando 20 min. e depois vou puxar o ferro, esse tempo de bicicleta é correto para queimar a gordura localizada ou devo diminui-lo e focar no aumento da massa muscular?

      —-

      Focar no aumento de massa muscular. Trabalho aeróbio JAMAIS antes da musculação.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    77. clarice disse:

      tenho 42 anos faço academia todos os dia tenho um treino e sigo ele todos os dias com o instrutor mas quero ganhar coxas e bumbum fora a academia tenho algo para ajudar como a alimantaçao oque vc me indica

      ————-

      Só treinar não adianta. Precisa se alimentar bem, descansar bem, treinar bem, periodizar os treinamentos, etc etc etc. Na sua idade fica ainda mais dificil, sem ajuda de profissionais é complicado.

    78. fabio disse:

      ola tenho 31 anos 68 kilos 1.72 altura treino musculaçao a muitos anos 3x por semana e estou com dificuldade de ganhar peso mesmo com suplementos quero ganhar mais 10 kilos o que posso fazer

      ———–

      Você seguiu esses 7 passoa a risca? Tente fazer todos os passo que tenho certeza que irá chegar ao seu objetivo.

    79. angelica disse:

      mim chamo angelica tenho 1.62 de altura peso 46 quilo e gostaria de chega aos 52 quilos mas tenho dificudade pra ganha e facilidade pra perde o que posso fazer os medicos so mim passa remedio tipo vitamina

      ————-

      No seu casa é o ectomorfismo? Se for, leia este artigo: https://dicasdemusculacao.com.br/ectomorfo-entenda-melhor-sobre-este-biotipo/

    80. Sebastiao disse:

      gostei da materia
      estou tentando ganhar massa, tomo proteinas e tenho procurado me alimentar bem e saudavelmente, mais não parei com exercicios aerobicos todos os dias, o que devo fazer, pelo mesmo 3 ou 2 vezez por semana, ou parar de vez

      ———

      Depende de muitos fatores. Falando genericamente assim, você deveria parar. Mas é necessário avaliar toda a sua estrutura, alimentação e etc.

    81. Welton Souza disse:

      Olá!
      Parabéns pelo site, muito bom!

      Tenho 22 anos, sou estudante e nunca frequentei academia. Confesso, sou sedentário!
      Pretendo ir quando puder, mas atualmente só consigo pedalar. Tenho duas dúvidas cruéis sobre esse assunto.

      Primeiro: existe uma idade ideal para começar a malhar? Em qualquer idade é possível ganhar massa muscular e modelar o corpo?

      Segundo: sou magro e acredito que seja o meu tipo físico. Nunca fui gordo e acredito que jamais serei. Por mais que eu coma alimentos calóricos não engordo. Com esse tipo físico é possível ganhar muita massa muscular? E em quanto tempo? Ou ganhar massa muscular não depende do tipo físico e sim da intensidade do treinamento?

      Obrigado pelo espaço!
      Abração!

      ——————

      1º – Não existe idade para começar a treinar musculação. Em sua idade esta mais que boa para iniciar e conseguir um bom shape.
      2º – Você então deve ser um ectomorfo (para melhor precisão, procure um nutricionista). Sim é possível ganhar massa muscular com qualquer biotipo, basta que se tenha uma dieta adequada, treinamento, descanso e etc.

    82. Ludmila Natane disse:

      Ah sim. Muito obrigada pelo retorno.
      Ótimo trabalho! Adorei!

    83. José Fernando disse:

      obg ae viu pela dica

    84. Ludmila Natane disse:

      Olá! Bom dia!
      Me chamo Ludmila, tenho 21 anos, 1,52m e 42kg
      Há menos de um ano eu perdi muito peso e estou sem apetite. Voltei a fazer academia agora em janeiro/2012 pra ver se eu consigo melhorar minha aparência, pois estou muito magra. Preciso ganhar corpo(massa) e sei que para tal resultado preciso me alimentar bem, mas estou sem apetite, como sem vontade. O que eu faço?
      Gostaria de saber se fiz bem em voltar á academia ou devo parar, e se posso fazer uso de algum suplemento que me dê esses nutrientes que não tenho.
      Obrigada.

      —-

      Em primeiro lugar, busque auxílio de um nutricionista competente. Ele saberá como estimular seu apetite e, se caso necessário, te encaminhará para algum médico.
      Em segundo, inicie as atividades físicas coerentes com seu objetivo e com a dieta e só depois pense em suplemento caso seja necessário.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    85. José Fernando disse:

      Boa noite !

      eu tenho 16 anos faço academia a 8 meses e ja tomei alguns suplementos eu tenho 1,65 pesava 56 kg e ganhei so 9 kg. o q vc me recomenda a fazer ?

      Consultar um nutricionista para que ele possa rever sua dieta e otimizar os ganhos.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    86. vanderlea de Souza Assis disse:

      Tenho 81anos preciso ganhar massa muscular Por que operei o joelho e coloquei uma protesse e não estou andando estou com muita dor na coluna na lombar fui ao medico ele me falou que tenho de ganhar massa muscular o que devo fazer me ajuda obrigado des de já

      Vanderléa de Souza assis

      Em primeiro lugar consultar um educador físico de extrema competência para que ele possa montar um planejamento adequado as suas necessidades e não acabar por piorar a situação.
      Depois, um profissional de nutrição, estabelecendo uma dieta coerente para seu ganho de massa muscular.
      Te desejo boa recuperação!

      M.Sendon
      @marcelosendon

    87. kleber disse:

      olá, sou o kleber, tenho 21 anos de idade, peso 65kg, 1,86m e estou malhando a 7 meses. durante este tempo eu ganhei 6kg, chegando assim aos 65kg. não me alimento tão bem pois trabalho a tarde e um pouco da noite.quero ganhar força, massa e volume muscular sobretudo pras pernas.me indicaram tomar o ‘ monster nitro pack’ e depois o ‘animal pack’. vcs acham que estes packs iram me dar bons resultados ou eu devo tomar um suplemento que acabei de ver na net chamado ‘isofast 50’ antes dos pack, depois dos packs?
      respondam ai!
      valeu!

      ————-

      Acho que você deve procurar um nutricionista para poder elaborar uma boa dieta, baseado em suas necessidades. Nenhum destes suplementos “aleatórios” irá te trazer resultados.

    88. Hérbert Campos SAntos disse:

      Olá, Tenho 17 anos como posso ganhar massa, será que consigo ? Tenho medo porque acho que sou muito novo será que causa alguma destorção no meu corpo?
      Se possível me responda . Obrigado.

      Consegue sim. Aliás, é um ótimo momento para começar. Entretanto, procure orientação nutricional e de um profissional de Ed. Física para fazer a coisa certa!

      M.Sendon
      @marcelosendon

    89. Josemar disse:

      faço academia e fiz uma avaliação fisica como pode minha massa muscular ter aumentado mas meu peso não?

      Provavelmente o peso não aumentou, pois, com o aumento da massa muscular, você eliminou gordura também.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    90. franscisco plato disse:

      gostei de como ganhar mssa obrigado.

    91. Luís disse:

      Feliz 2012! Gostaria de ter saber como eu faço para ter uma “barriga tanquinho” sem perder massa muscular….. comecei a correr mas estou com medo de perder massa muscular…. será que é possível conseguir esse resultado? Um abraço e que tenha um 2012 simplismente maravilhoso!

      Dieta coerente e treinamento adequado são as palavras mágicas. Infelizmente, não há outra possibilidade. Foque nos exercícios anaeróbios (musculação) e na dieta para perda de gordura corpórea. Cuidado com exercícios aeróbios, pois, eles podem ser extremamente catabólicos. Leia um pouco sobre HIIT, é o melhor aeróbio hoje em dia.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    92. Carlos disse:

      Olá, tenho 17 anos e comecei a pouco a academia, so que tenho a cintura muito fina, como posso aumenta-la? existe algum exercicio especifico para isso?

      —-

      Você deveria se sentir privilegiado por isso, rapaz.
      Entretanto, estrutura óssea não se muda! O que você pode tentar fazer é hipertrofiar seus oblíquos.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    93. Núbia disse:

      ola, adoreeei muito o que você escreveu…
      teria alguma outra forma de ter contato? tenho algumas duvidas e gostaria que voce me esclarecesse.

      Dúvidas podem ser tiradas por aqui!

      M.Sendon
      @marcelosendon

    94. márcio disse:

      ola, meu nome é Márcio, é quero saber quais os suplemetos que iram me ajudar ha ganhar massa muscular, parei algum tempo, mas voltei já faz 2 messe, quero um resultado, imediato mas qual o sulplemento que ira me ajudar ha ganhar massa muscular…

      fé em Deus…

      ——————–

      Primeiro, suplementos devem ser de acordo a necessidade da dieta, por isso é impossível eu te falar algo. E sobre suplementos que ganham massa com resultado imediato, é impossível. Treino + dedicação + alimentação + descanso (não necessariamente nesta ordem).

    95. andreia disse:

      tenho 53 kg e 165m,malho a 2 meses sou magra mas tenho gordura localizada na barriga e um pouco de flacidez.o que devo fazer?

      ————–

      Procurar um nutricionista e um educador físico.

    96. Aline Ruiz disse:

      Ola´!Sou muito magra e tenho minhas pernas muito finas nao uso vestido por causa disso e por ter 2 filhos quando engordo acumulo tudo no abdome tenho 32 anos, 43 kilos e 1 metro e meio de altura….. o que devo fazer ? quero deixar minhas pernas torneada se for possivel . aguardo resposta.

      Busque auxílio em um nutricionista e inicie as atividades anaeróbias.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    97. Jilcélia Barbosa disse:

      Olá…
      Gostei muito do artigo sobre massa Muscular. Estou tentando modelar meu corpo, tenho duvidas se vou conseguir pois ja tenho 32 anos e nao sei se o fato da minha idade pode me atrapalhar… Estou fazendo dieta a base de proteina e carboidrotos e suplemnetando também.

      Aguardo respostas.

      Claro que consegue!
      Só ter orientação adequada e força de vontade…
      Um grande exemplo é a conhecia atleta Soninha que iniciou seus treinamentos com mais de 60 anos há uns 5 anos atrás (ou mais, não me recordo) e é atleta profissional de fisiculturismo hoje.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    98. Olá Marcelo, gostamos muito dos seus artigos, que são escritos de forma simples mas muito objetivos e com informações de qualidade!

      Continue sempre contribuindo para a boa qualidade de informações para aqueles que desejam trilhar o caminho do sucesso para ganhar massa muscular e ter o corpo dos sonhos!

      Abraços!

      Obrigado pelos votos.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    99. Owned disse:

      Eu por acaso estou com uma % de massa muscular muito boa para a minha idade (16).
      Tenho 44.4% de massa muscular (muito alta > ou = 40%) e apenas 9.2% de massa gorda (normal 10-15%). Mas o meu IMC está abaixo de 20.. Preciso de ganhar peso.

    100. leonardo thalles disse:

      quero ganhar massa

    Deixe o seu comentário!