Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X

Cafeína -> Emagrece? Benefícios, Como Usar, Efeitos, Para que Serve…

Conheça um dos estimulantes mais utilizados em todo o mundo, a cafeína, e aprenda como ela funciona, para que serve, como usar, seus benefícios e MUITO MAIS!

cafe-em-po-e-graos

>>> Leia este artigo no site original.


A cafeína está presente do dia-a-dia dos brasileiros. Quem nunca ouvia aquela frase que diz: “A vida só começa depois de um café”? Pois é, um bom café nos faz acordar, pensar melhor e nos dá disposição para encarar as tarefas que precisamos cumprir ao longo do dia.

Até quem não toma café pode estar sendo “movido” à base de cafeína. Calma, não se assuste, ninguém está colocando café nas suas refeições escondido de você, só estou dizendo que existem outras, e não menos importantes, fontes dessa substância.

Nesse artigo, preparamos um guia completo sobre a cafeína. Se você quer saber quais são os benefícios, como ela funciona no organismo, quais as melhores fontes, como usar, seus efeitos para praticantes de musculação e MUITO MAIS, recomendo que leia o artigo até o final!

Mas, antes de qualquer coisa, vamos entender melhor sobre o que estamos falando!

O que é a cafeína?

Descoberta em 1819, pelo químico alemão Friedlieb Ferdinand Runge, que foi o primeiro que conseguiu isola-la do café, a cafeína é a substância estimulante mais consumida no mundo.

Trata-se de um composto químico diurético e cardiotônico (efeito fortificantes ao coração) que estimula o sistema nervoso central e o metabolismo. Outro efeito é a alteração do funcionamento dos sistemas respiratório e cardíaco.

Essa substância é classificada como alcaloide, do grupo das xantinas (composto orgânico que podemos encontrar na urina, e em diversos tecidos do corpo humano), e está presente também em algumas plantas. Uma das suas características mais marcantes é o seu gosto amargo. A cafeína apresenta-se como um pó branco, sem cheiro e solúvel em água quente.

Apesar de inicialmente ela ser isolada do café, hoje sabe-se que a cafeína está presente em muitos outros alimentos e plantas que consumimos frequentemente.

Nas plantas, ela funciona como um pesticida natural, espantando insetos que possam se alimentar de tais plantas.

Como a Cafeína funciona no organismo?

A cafeína é metabolizada em nosso organismo, cerca de 40 minutos após a sua ingestão. Sua metabolização ocorre pelo fígado e logo após ser metabolizada, ela é enviada vários tecidos do corpo, de forma rápido, devido a sua facilidade de ultrapassar as membranas.

Seu efeito pode ser duradouro ou não, e a presença de alimentos no estômago pode auxiliar com que a a durança seja maior.

O máximo da duração da cafeína em nosso corpo é de 6h. Após isso, seu efeito começa a diminuir e seus “restos” serão descartado pela urina.

Efeitos da Cafeína no Organismo

Assim como qualquer outra substância, a cafeína pode variar seu efeito em organismos diferentes. Portanto podem existir pessoas que tenham uma maior ou menor duração, assim como podem existir pessoas com maior ou menos sensibilidade a seus efeitos.

Ao longo do dia, nosso corpo produz uma substância chamada adenosina, que é responsável por nos fazer relaxar. É justamente essa substância que nos faz ter aquele soninho depois do almoço, ou em qualquer outra hora do dia. A cafeína age como um inibidor da adenosina, nos dando mais disposição corporal e mental. Isso ocorre porque ela atua diretamente no nosso sistema nervoso central.

Outros efeitos são: a aceleração do metabolismo, que facilita a queima de gordura corporal e a produção de suco gástrico, ajudando na digestão. Também produz adrenalina, deixando nosso corpo em maior estado de alerta.

Além disso, ela aumenta a concentração de endorfina, fazendo com que nosso corpo fique mais resistente à dor, nos ajudando no rendimento de atividades físicas.

Qual é a quantidade ideal que devemos ingerir por dia?

Muitas pessoas dependem do consumo da cafeína, em forma de café, chá ou até mesmo bebidas energéticas para conseguirem cumprir determinadas tarefas que demandam muita atenção, esforço físico e psicológico.

Em média, um adulto saudável, em seu peso ideal, pode consumir cerca de 300 à 400 mg de cafeína por dia, que não sofrerá efeitos colaterais. Isso equivale, mais ou menos, à quatro xícaras de café.

 

Mais do que 400mg por dia pode se tornar prejudicial e fazer com que a cafeína lhe traga mais prejuízos do que benefícios.

Se você ingere essa quantidade e não consegue sentir nenhum efeito benéfico e nem maléfico, significa que você tem uma alta tolerância a cafeína. E ingerir mais não irá significar que você terá os resultados esperado, mas pode ser muito o contrário.

Portanto se você tiver uma alta tolerância a cafeína, o recomendado é que busque outro tipo de estimulante, como por exemplo, a tecrina.

Benefícios da cafeína

Veja agora uma lista com os principais benefícios que a cafeína pode proporcionar ao seu corpo.

Xícara de café quente

Esses foram alguns benefícios que podemos encontrar no consumo da cafeína.

Mas será que ela só possui benefícios? Claro que não! Como falamos, ela pode ter efeitos colaterais e é muito importante que você os conheça também!

Alguns malefícios da cafeína

A cafeína é uma substância com o número de benefícios muito maior que os de malefícios. Mas é importantes ter me mente também o que pode nos causar algum mal.

E se usada de forma errada, pode trazer muitos efeitos colaterais e maléficos…

Outros efeitos colaterais do uso excessivo da cafeína são: nervosismo, palpitações e mãos tremulas.

Esses efeitos colaterais acontecem em cerca de 12% das pessoas que usam cafeína, e em sua maioria que fazem o uso de forma incorreta. Portanto sabendo como usar e se você não tiver contra-indicações (que falaremos no tópico abaixo) fique tranquilo.

Quem NÃO pode fazer uso dessa substância?

Existem algumas pessoas que não podem fazer o uso de cafeína, pois seria perigosos demais para elas… E mesmos que os benefícios sejam maiores do que os malefícios.

Um exemplo claro, e até óbvio, de quem é restrito à essa substância, são os intolerantes à cafeína (alérgicos).

Ela não é recomendada para indivíduos que possuem problemas para dormir. Mesmo que consumida no período do dia, algumas pessoas ainda podem sentir seus efeitos de insônia a noite.

O uso excessivo não é recomendado para gestantes. Alguns estudos comprovam que, ingerida em grandes quantidades, pode ocorrer o risco de aborto, parto prematuro e redução do crescimento fetal.

Pessoas cardíacas também não é recomendado o uso, pois a cafeína pode agir diretamente no sistema cardíaco e causar um disparo do coração.

Consumida em grande escala, pode causar o aumento da pressão arterial. Portanto, pessoas que possuem hipertensão podem fazer o uso MODERADO dessa substância, caso contrário, os efeitos colaterais serão mais violentos, podendo afetar a saúde do corpo todo.

Crianças não devem fazer o uso de cafeína isolada, pois o seu organismo ainda não esta preparado para esta substância. Tomar uma xícara de café é uma coisa, mas consumir ela em cápsula ou de forma isolada, pode ser muito prejudicial.

E para quem pratica musculação?

Já sabemos que uma das principais características da cafeína, é que ela é um estimulante para a mente e para o corpo. Ela aumenta a nossa disposição, o foco e a concentração, fazendo com que o rendimento em atividades físicas seja muito maior. Por isso, diversos profissionais, tanto de educação física, quanto de nutrição, recomendam o consumo dessa substância como pré-treino.

Além disso, ela também pode ajudar no aumento do metabolismo e tem efeito termogênico, o que vai favorecer a queima de gordura, a definição muscular e também o aumento de massa muscular.

A cafeína é de fácil e rápida absorção pelo organismo, causando um pico de concentração no sangue em mais ou menos 30 à 45 minutos. Por isso, o recomendado é fazer o uso dessa substância, 30 minutos à 1 hora antes da prática de treinos aeróbicos ou para hipertrofia.

Fisiculturista bebendo café

Outro efeito que ela proporciona ao corpo, é o aumento da força muscular, fazendo com que praticantes de musculação tenham um rendimento maior, podendo levantar mais peso e obter resultados mais significativos.

Por conta do seu efeito de eliminar a dor e o cansaço, ela pode ser bem aproveitada no final do treino (mas tem que ser usada antes do treino), para que você não saia morto da academia.

Em média, a quantidade recomendada para um praticante de musculação é de 2 à 6 mg por quilo de peso. Por exemplo, se você tem 100kg o máximo que deve usar é de 600mg. No entanto, o uso deve ser iniciado com doses baixas e aumentada aos poucos, de acordo com o grau de tolerância de cada indivíduo.

O uso para praticantes de musculação é diferente de pessoas sedentárias, pois o praticante de atividades físicas possui um desgaste maior e maior necessidade de nutrientes em seu organismo. Logo, ele precisa de uma quantidade um pouco maior para obter bons efeitos benéficos.

Alguns MITOS sobre a cafeína.

1- A cafeína vicia!

Certas pessoas se consideram “viciadas” em cafeína, pela quantidade de café que consomem diariamente. No entanto, ela é uma substância que NÃO é viciante. O que acontece é que, por um dos benefícios dela ser o aumento da concentração, essas pessoas acabam ficando psicologicamente dependentes para executar tarefas do dia-a-dia, como estudar, trabalhar e até mesmo praticar atividades físicas.

2- A cafeína causa câncer!

O café é objeto de estudos em laboratórios do mundo inteiro. Mitos como esse, que a cafeína causa câncer, são na maioria das vezes, as maiores motivações para realizarem seus estudos sobre ele. Baseado nesses estudos, é cientificamente comprovado que a cafeína não tem NENHUMA relação com o câncer.

3- A cafeína faz mal para a saúde das crianças!

Para qualquer adulto, o consumo excessivo de cafeína diariamente pode desenvolver alguns problemas de saúde, como descontrole no sistema nervoso. É importante saber dosar a quantidade certa para cada tipo de organismo. Com as crianças não é diferente. Quando consumido moderadamente, ela não apresenta problemas para a saúde.

4- Bebidas descafeinadas não possuem cafeína!

Se você é intolerante à cafeína, mas aprecia um bom café, desconfie de bebidas que se dizem descafeinadas, pois é possível e bem provável que ainda haja, ainda que mínima, alguma quantidade de cafeína.

5- A cafeína pode causar problemas cardíacos!

Não há comprovações científicas que o consumo de cafeína pode causar problemas cardíacos, quando consumida moderadamente. Em contraponto, o uso excessivo dessa substância pode causar o aumento da pressão arterial, que pode tornar mais vulnerável o sistema cardíaco.

Cafeína emagrece?

Sim, a cafeína tem esse “poder” de emagrecimento! Mas, não diretamente. É um processo muito simples, eu vou te explicar…

Um dos efeitos mais ativos da cafeína no nosso organismo é a aceleração do metabolismo. Isso consequentemente vai ocasionar uma queima de gordura mais significativa.

Efeito da Termogênese no Corpo

Quando consumimos um pré-treino à base de cafeína, ou até mesmo uma quantidade maior de café antes de atividade físicas, o desempenho será muito maior, já que se trata de uma substância estimulante. Tanto a energia, como a força física do indivíduo tem um aumento considerável, fazendo com que o rendimento seja ainda maior, e com o metabolismo acelerado, esse processo ocasiona também a queima de gordura.

É importante que fique claro que o consumo da cafeína não deve ser feita com o objetivo de queimar gordura ou emagrecer. Ela por si só não tem esse poder. Ingerir cafeína e ficar sentado no sofá não irá te fazer emagrecer.

Principais fontes de cafeína

Quando pensamos em cafeína, quase que automaticamente pensamos em café. Ele é a principal fonte dela. No entanto, existem outros diversos alimentos e bebidas ricos dessa substância que consumimos sem saber que ela está lá presente.

Vejamos a seguir uma lista das principais fontes de cafeína e o percentual dela presente em cada item;

Outras fontes que podemos encontrar uma concentração muito são suplementos pré-treinos, como o Taurus Rage (1 cápsula – 500mg)

Vários medicamentos também são fontes de cafeína. Eles utilizam os benefícios que ela proporciona ao corpo. Por exemplo: um dos principais efeitos colaterais da maioria dos medicamentos é o sono que eles causam. Ela é usada como bloqueador desses efeitos colaterais em seus compostos.

Onde comprar uma cafeína de qualidade?

Se você chegou até aqui, é porque realmente está interessado em saber tudo sobre a cafeína. Depois de falarmos tanto sobre o que é, como funciona, benefícios, malefícios, e até mesmo que ela não está presente somente no café, você deve estar em busca de alguma coisa.

Se o seu objetivo é para auxiliar em uma melhor performance em suas atividades físicas, o consumo de qualquer opção das que falamos acima não deve ser considerado, pois junto da cafeína você irá estar consumindo vários outros nutrientes que podem não ser benéficos ao seu objetivo.

Você precisa de uma cafeína pura e isolada! E para isso você precisa de suplementos.

Como já foi mencionado acima, o Taurus Rage é um produto com uma concentração muito alta de cafeína. Ele é o pré-treino ideal para quem busca resultados mais satisfatórios em atividades físicas. Ele possui mais ingredientes do que apenas a cafeína e pode te trazer mais resultados do que o esperado.

Outro bom suplemento é a cafeína da Growth Supplements. Um produto que é exclusivo de cafeína, que tem uma concentração um pouco menor por cápsulas, mas que possui um valor mais em conta.

Conclusão

Neste artigo pudemos conhecer mais profundamente uma das substância mais utilizadas em todo o mundo, não só por atletas e praticantes de musculação, mas por pessoas em geral.

Aprendemos como utilizá-la, seus benefícios, seus malefícios, suas contraindicações, como ela funciona em nosso organismo e muito MUITO MAIS!

Espero que você saia do artigo com a resposta sobre o que você procurava! E qualquer dúvida, use os comentários abaixo!

LEIA TAMBÉM:

Seta para ChamadaVEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

Seta para ChamadaOBTENHA: Treinos, Dieta e Protocolos de Suplementação Prontos para Serem Usados e Colocados em Prática: Um Guia Completo Para Hipertrofia!

Seta para ChamadaCONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

Seta para ChamadaBAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

>>> Leia este artigo no site original.

_
COMPRE DIRETO DA FABRICA!
Whey Protein 80% Concentrado
R$ 76,50
À vista (no boleto)
Produto Logo Growth Botão de Compra

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!